A MetSul Meteorologia alerta para o alto risco de novos temporais isolados durante as próximas horas em Santa Catarina. Tempestades já ocorreram na tarde do sábado no território catarinense com estragos e prejuízos em algumas localidades. Houve queda de granizo e vendavais. Fortes áreas de instabilidade atuaram na região de Florianópolis com danos em Santo Amaro da Imperatriz.
TEMPO | Time lapse mostra a chegada do temporal na praia dos Açores, região de Florianópolis, na tarde de ontem. Vídeo de @rwtoau. pic.twitter.com/hL6kcTrxTH
— MetSul.com (@metsul) December 13, 2020
TEMPO | Temporal na região de Florianópolis ontem à tarde em fotografias de @AnneChris1968 @reguard @angela_zi @Lidi48234936. pic.twitter.com/rkTWGiQDRy
— MetSul.com (@metsul) December 13, 2020
Temporais com granizo atingiram também a região do Planalto Sul Catarinense durante a tarde do sábado com danos na fruticultura. Uva e maçã da região tiveram danos devido à queda das pedras de gelo na área de São Joaquim. O granizo fez estragos em lavouras também no município de Vidal Ramos.
São temporais localizados gerados por áreas de instabilidade associadas ao forte calor com alta umidade. O calorão é fator agravante para que alguns destes temporais previstos possam ser isoladamente fortes a severos com vendavais e granizo capazes de provocar danos em algumas localidades, mas não são esperados temporais generalizados.
Sempre recordamos que neste tipo de situação meteorológica não é possível antecipar qual cidade pode ser mais ou menos atingida por tempo severo, já que os temporais são predominantemente localizados.
Somente mediante avisos de curto prazo – o que se denomina de nowcasting em Meteorologia – é possível advertir uma localidade específica neste tipo de situação.