Anúncios

Raios na última noite em Torres | Gabriel Zaparolli

A MetSul Meteorologia alerta para o alto risco de novos temporais isolados no Rio Grande do Sul durante o domingo. Diferentemente das tempestades do final da sexta-feira e deste sábado, gerados por áreas de instabilidade associadas ao forte calor com alta umidade, o risco de temporais neste domingo decorre do avanço de uma frente fria. Todas as regiões do Estado têm possibilidade de ocorrências isoladas de tempo severo, mas enfatiza-se que os temporais devem ser localizados.

A frente fria vai encontrar na sua dianteira uma massa de ar quente e úmido com elevadas taxas de instabilidade, o que favorecerá a ocorrência de tempestades, isoladamente fortes a severas com potencial de granizo de variado tamanho e vendavais. Os temporais devem afetar inicialmente o Oeste e o Sul gaúcho, avançando no decorrer do dia para todas as áreas do Estado.

Antes da chegada da frente, algumas regiões como a Metade Norte devem ter tempo aberto com sol e isso vai favorecer a elevação da temperatura com muito calor e abafamento. O calorão é fator agravante para que alguns destes temporais previstos possam ser isoladamente fortes a severos com vendavais e granizo capazes de provocar danos em algumas localidades.

Sempre recordamos que neste tipo de situação meteorológica não é possível antecipar qual cidade pode ser mais ou menos atingida por tempo severo, já que os temporais são predominantemente localizados. Somente mediante de curto prazo –  o que se denomina de nowcasting em Meteorologia – é possível advertir uma localidade específica neste tipo de situação.

Os volumes de chuva na passagem desta frente fria serão por demais irregulares. Devem ser esperadas pancadas fortes a torrenciais isoladas com altos volumes em curto período, como já verificou neste sábado em algumas cidades como Caçapava do Sul e Igrejinha, mas em muitas cidades a chuva terá baixos volumes.

Anúncios