Anúncios

Faltam dois meses para o começo do verão astronômico e um mês para o início do denominado verão climático (trimestre de dezembro a fevereiro), mas a tarde deste sábado (24) teve dinâmica atmosférica da estação quente do ano com temporais isolados associados ao calor e à umidade.

Clique aqui e leia alerta de chuva e temporais para este começo de semana no Sul do Brasil

A temperatura na tarde deste sábado chegou a 35°C no Sudoeste do Paraná, passou dos 30°C no Oeste Catarinense e chegou a 33°C em Cruz Alta, no Rio Grande do Sul. Caiu granizo em Passo Fundo, no Planalto Médio gaúcho.

A abafada tarde quente e úmida deste sábado estimulou convecção (movimento do ar ascedentes na atmosfera) com formação de áreas de instabilidade isoladas na Metade Norte gaúcha, em Santa Catarina e no Paraná. Estas áreas localizadas com nuvens de maior desenvolvimento trouxeram granizo, como em Pato Branco, no Sudoeste do estado do Paraná. Temporal com granizo atingiu também Curitiba com danos.

Em Santa Catarina, o calor e a umidade favoreceram também temporais isolados em que houve queda de granizo. No município catarinense de Ouro, quase na divisa com o Rio Grande do Sul, no Alto Uruguai, foi tanto granizo que chegou a acumular.

Ar mais seco e quente deve infiltrar no Sul do Brasil neste domingo (25), antecedendo a chegada de uma frente fria, mas mesmo sendo menor ainda existe o risco de temporais isolados típicos de verão da tarde para a noite entre a Metade Norte gaúcha e o estado do Paraná.

A MetSul está alertando que uma frente fria vai avançar por Santa Catarina e o Paraná na segunda-feira com chuva na maioria das localidades e alto risco de temporais de vento forte (vendavais) e granizo. O risco de tempo severo será especialmente elevado no Oeste de Santa Catarina e no Oeste do Paraná.

Anúncios