Anúncios

A MetSul Meteorologia alerta que uma frente fria avançará pelo Sul do Brasil no início desta semana com chuva mais ampla e alto risco de temporais nos três estados do Sul. 

O sistema frontal de forte intensidade começa a ingressar no Rio Grande do Sul pelo Oeste no final do domingo com probabilidade de chuva localmente forte a torrencial e ainda a possibilidade de tempestades de vento (vendavais) e granizo. 


A região mais a Oeste do Estado, nas áreas de Uruguaiana, Quaraí e Itaqui, será a primeira a ser atingida no final do domingo pelo tempo severo associado à frente.

No decorrer da segunda-feira, a frente fria avança pelo Rio Grande do Sul e ainda pelos estados de Santa Catarina e do Paraná, também trazendo chuva para a maioria das cidades e possibilidade alta de temporais isolados de vento forte e granizo. 

Um dos maiores riscos é justamente a ocorrência de vento forte com possibilidade de episódios muito isolados de vento bastante intenso e com potencial de danos. Mesmo um risco marginal de atividade tornádica não pode ser afastado no deslocamento da frente pelo Sul do Brasil.

A máxima atividade frontal deste sistema deve ocorrer no Oeste do Sul do Brasil. Por isso, a MetSul Meteorologia antecipa que o risco de temporais mais fortes é valido para a Metade Oeste do Rio Grande do Sul, o Oeste e o Meio-Oeste de Santa Catarina e a Metade Oeste do Paraná, apesar da possibilidade de tempo severo isolado em outras áreas dos três estados.

A chuva, apesar de ampla, será irregular. Em muitos locais deve chover menos de 10 mm ou 20 mm na passagem desta frente e é possível que em alguns poucos a precipitação até “falhe”, mas muitos locais terão chuva de 20 mm a 30 mm na passagem do sistema e em diversas cidades os acumulados podem ficar perto ou acima de 50 mm. 

Áreas muito castigadas pela estiagem como o Noroeste gaúcho e o Oeste catarinense podem ter municípios com acumulados de precipitação satisfatórios.

Detalhe relevante é que esta frente fria, diferentemente do que é comum nesta época do ano e mais normal de se ver no inverno, conseguirá avançar pelo interior do continente e vai alcançar com chuva e temporais, alguns fortes a severos de vento e granizo, os estados do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso entre segunda-feira e terça. 


Também parte do estado de São Paulo pode ter chuva e temporais associados a esta frente, mas o sistema frontal deve enfraquecer ao se deslocar pelo Sudeste do Brasil. (Com foto de capa de Carlos Kist/Arquivo) 

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios