Anúncios

A nuvem funil ou “embudo” em Espanhol – que não chegou a tocar terra e desta forma não configurou um tornad0o – observada neste sábado em Soriano, no Sudoeste do Uruguai, é um prenúncio do que está vindo para os países vizinhos neste começo de semana. A MetSul Meteorologia alerta que uma potente frente fria vai avançar pela Argentina, o Uruguai, o Paraguai e o Centro-Sul do Brasil com chuva e muitas tempestades, podendo configurar uma onda de tempestades na região.


A instabilidade ganha muita força no Centro da Argentina entre a noite deste sábado (24) e a manhã do domingo (25) com um alinhamento de nuvens muito carregadas que vai se deslocar gradualmente para Norte, atingindo Buenos Aires, Córdoba, Santa Fé, Entre Rios, Misiones, Chaco e Santiago del Estero entre domingo e a segunda-feira. Alguns temporais na Argentina devem ser fortes a severos com danos por vento e queda de granizo, não se descartando tornados isolados. Há risco de chuva muito forte e de tempestade na cidade de Buenos Aires e na área metropolitana da capital argentina.

Os temporais vão atingir também o Uruguai. As condições meteorológicas devem se deteriorar muito entre a tarde e a noite de domingo e as tempestades devem seguir em parte do país ainda na segunda-feira. A MetSul Meteorologia antecipa chuva localmente forte e volumosa e uma alta probabilidade de tempestades fortes a severas com risco de danos por vento e granizo. Alguns vendavais isoladamente podem ser intensos e há risco de “turbonadas”, nome dado pelos uruguaios para eventos isolados e severos de vento com característica de microexplosão. Montevidéu está na área de risco de tormentas fortes.


Na segunda-feira, as fortes tempestades devem atingir também o Paraguai. Uma linha de temporais muito intensa e organizada deve avançar pelo Nordeste argentino e áreas a Oeste do Sul do Brasil, devendo alcançar o Paraguai ao longo da segunda. É muito alto o risco de tormentas fortes a severas de granizo e, especialmente, de vento forte com probabilidade de danos.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Anúncios