Thedy Correa/Arquivo

Áreas de instabilidade começaram a se formar no fim da tarde na Metade Sul gaúcha e no decorrer das próximas horas avançam para o Centro e o Norte/Nordeste do Rio Grande do Sul com tendência de intensificação à medida que encontram uma massa de ar mais aquecida e instável.

A MetSul Meteorologia alerta para o risco de temporais nesta noite e na madrugada no Centro e na Metade Norte do Estado, incluindo os vales e a Grande Porto Alegre, em razão de área de baixa pressão atmosférica que vai se deslocar pelo Estado.

Ao interagir com ar mais quente trazido por uma corrente de jato em baixos níveis, a baixa pressão vai determinar a formação de nuvens muito carregadas. Com isso, há o risco de chuva localmente forte e de temporais com raios, rajadas de vento e granizo isolado de variado tamanho. As regiões com maior risco de tempo severo com chuva localmente forte e granizo são o Centro e o Nordeste do Estado. A instabilidade, além de chuva e granizo, deve vir com muitos raios e fortes a intensas trovoadas em algumas cidades.

 Apesar do começo de quinta-feira instável em pontos do Norte e do Nordeste do Estado, com o afastamento do centro de baixa pressão para o oceano, o tempo vai melhorar e no decorrer do dia o sol aparece com nuvens em todas as regiões com calor à tarde em cidades do Norte e do Noroeste gaúcho.