Anúncios

Muitos leitores da MetSul relataram nesta quarta-feira (9) em nossas redes sociais o aspecto acinzentado do céu no Rio Grande do Sul e diziam acreditar que era fumaça de queimadas vinda do Pantanal e da região amazônica. 

Fim de tarde hoje em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha. (Denis Goerl)

E estavam corretos. O tom mais fosco do céu e o fim de tarde mais alaranjado e em tons de cinza, conforme o município, teve influência direta da fumaça que foi trazida por correntes de Norte a partir do Centro-Oeste do Brasil, Bolívia e a região amazônica. A imagem do sensor ótico de aerossóis de hoje do satélite mostrava nitidamente o trajeto da fumaça pelo interior do continente com grande concentração (em vermelho) sobre uma faixa do território gaúcho.

NOAA

Já no amanhecer de hoje se observava pelo satélite uma grande quantidade de fumaça na região amazônica e na área do Pantanal com um corredor de fumaça descendo pelo interior do continente até o Sul do Brasil.


Foram estas correntes de vento de Norte que trouxeram a fumaça que foram responsáveis pelo ingresso de ar mais quente hoje no Rio Grande do Sul com máxima de 28,8°C em Campo Bom. 

Anúncios