Anúncios

Temporais de granizo atingiram na tarde deste domingo pontos do Nordeste do Rio Grande do Sul e do Leste de Santa Catarina. Em ao menos duas cidades, as tempestades causaram danos e transtornos para a população. O risco de temporais muito isolados nos Campos de Cima da Serra, onde vento e granizo causaram estragos, era alertado em boletim ontem pela MetSul Meteorologia.


Fortes áreas de instabilidade isoladas se formaram na tarde de hoje entre o Norte e o Nordeste do território gaúcho com chuva forte, vento e granizo que causaram alagamentos e ainda o destelhamento em várias residências em Vacaria. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros registraram mais de vinte chamadas, a maioria por danos em telhados de residências. A Defesa Civil já distribuiu lonas para as famílias que entraram em contato com o órgão. No interior de Vacaria, houve danos em alguns pomares.

Já no município de Bom Jesus, de acordo com informações do Corpo de Bombeiros Voluntários da localidade, também houve prejuízos em residências por efeito do temporal. Os maiores danos se deram no bairro Santa Catarina. No estado catarinense, a tarde igualmente registrou a ocorrência de temporais isolados. Caiu granizo, por exemplo, em São José do Cerrito, na região de Lages.

A chuva, como esperado, foi muito irregular e volumosa em pontos isolados. No Rio Grande do Sul, estação do Ciram registrou 54 mm em Vacaria, mas a estação do Inmet na localidade apontou 26 mm. Como são formações fortes localizadas, a chuva varia enormemente de ponto para outro dentro do mesmo município. Em Santa Catarina, a chuva até 19h somou 48 mm em São Cristovão do Sul, 47 mm em Curitibanos e 43 mm em Rio Negrinho, dentre as estações que tiveram os maiores volumes.

Redemet/Decea

Os temporais isolados foram favorecidos pelo avanço de ar mais quente de Oeste com maior presença de umidade no Leste do Sul do Brasil. A temperatura chegou a 36,4ºC em Itapiranga, no Oeste catarinense. No Noroeste do Rio Grande do Sul, os termômetros indicaram 36,5ºC em Santa Rosa e 35,1ºC em Porto Xavier.

O risco de chuva forte e/ou temporais muito isolados segue nesta segunda-feira. O sol aparece com nuvens na maior parte do Rio Grande do Sul, mas algumas regiões terão períodos de maior nebulosidade. Há chance de chuva localizada em pontos da Metade Leste do Estado com instabilidade em alguns pontos já em horas da madrugada e da manhã.

Chuva forte isolada e temporais não podem ser descartados, entretanto em poucos locais. As áreas de maior risco no Rio Grande do Sul são as situadas a Oeste da Lagoa dos Patos, na região de Porto Alegre e área metropolitana, o Leste da Serra e o Litoral Norte. No restante do Sul do Brasil, o risco é maior à tarde no Centro-Leste de Santa Catarina e do Paraná.

Anúncios