Anúncios

Granizo que caiu hoje à tarde no Sul de Porto Alegre | GIOVANA BRANDI

Chuva forte e temporais isolados atingiram nas últimas horas o Rio Grande do Sul com o avanço de uma frente fria sobre o estado e que encontrou a massa de ar quente responsável por máximas de até 36ºC hoje na Metade Norte gaúcha e acima de 40ºC em diversos municípios de Santa Catarina.

O sistema frontal, ao encontrar a massa de ar quente, gerou nuvens muito carregadas com chuva, alta incidência de raios e queda de granizo. A instabilidade foi maior em cidades do Centro para o Sul e o Leste do estado durante do dia.

A frente fria provocou chuva desde cedo em pontos do Sul gaúcho. Choveu muito em várias cidades da região com registros até o fim da tarde de ontem de 83 mm em Pedro Osório, 64 mm em Capão do Leão, 61 mm em Pelotas, 60 mm em Rio Grande, 53 mm em Canguçu, 50 mm em Jaguarão, 45 mm em Arroio Grande e 44 mm em São Lourenço do Sul. Pancadas isoladamente torrenciais atingiram outras áreas do estado com raios, inclusive Porto Alegre.

Houve ainda queda de granizo durante a tarde e o começo da noite em alguns municípios, como Lajeado, Passo Fundo e até alguns bairros de Porto Alegre mais ao Sul da cidade, como Belém Velho e Restinga a partir de nuvens carregadas que se formaram durante a segunda metade do dia.

No começo da noite, um grande temporal de granizo atingiu a área urbana do município de Cristal, no setor Oeste da Lagoa dos Patos, no Sul do Rio Grande do Sul. O granizo caiu em grande quantidade e as pedras de gelo chegaram a acumular em alguns pontos da cidade.

Frente semi-estacionária atua no Rio Grande do Sul nesta terça. Ar mais quente que avança de Norte gera áreas de instabilidade mais fortes ao longo do sistema, em especial numa faixa que vai do Oeste até a o Centro do estado e a Grande Porto Alegre, onde deve chover por vezes forte com pancadas torrenciais em muitos locais. Instabilidade maior nestas áreas entre a madrugada e de manhã.

A chuva será muito mal distribuída no estado no decorrer desta terça-feira com alguns locais com nada ou pouca chuva e outros com muita água. As pancadas se alternam com momentos de melhoria e o sol aparece até em vários pontos.

Mais uma vez se espera granizo nesta terça-feira em diferentes pontos do Rio Grande do Sul. Modelos numéricos analisados pela MetSul indicam probabilidade média a alta de granizo em diferentes pontos do estado no decorrer do dia.

Até o final da semana a instabilidade persiste no Rio Grande do Sul com alternância de períodos de sol com abafamento, pancadas de chuva que serão localmente fortes a torrenciais com raios e temporais isolados. Os períodos de melhora temporária com aberturas de sol provocam abafamento.

Uma vez que a instabilidade se dá nesta terça e nos próximos dias sob uma atmosfera mais aquecida, o maior risco e temporais no estado segue sendo queda de granizo que, isoladamente, pode ocorrer com pedras de gelo de médio a grande tamanho com potencial de danos.