Fortes áreas de instabilidade se formaram nas últimas horas no Centro de Argentina, trazendo muitos temporais. Houve registro de vendavais e queda de granizo.
As nuvens muito carregadas trouxerem fortes tempestades na província argentina de Santa Fé. Na cidade de El Trébol, um vendaval causou estragos. Os temporais foram precedidos por calor de quase 40°C na região.
A MetSul Meteorologia alerta que os temporais da Argentina vão avançar para o Rio Grande do Sul e que os próximos dias serão de muita instabilidade no Estado com chuva freqüente e um alto risco de tempo severo. O tão esperado e necessário alívio para a estiagem virá ao custo de temporais que podem trazer estragos e transtornos em alguns municípios.
O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul nesta quarta-feira que será um dia tórrido no Estado, mas a nebulosidade aumenta. Frente fria ingressa no Sul e no Oeste gaúcho com chuva, localmente forte a intensa com risco de vendavais localizados e granizo isolado. A instabilidade ocorre da tarde para a noite nestas regiões, mas em locais da fronteira já não se afasta de manhã. Por isso, aquece menos no Oeste e no Sul. Nas demais regiões, sol e nuvens com tarde escaldante e máxima ao redor de 40ºC em diversas cidades. Mesmo que os modelos não indiquem instabilidade nestas áreas na quarta-feira, devido ao calor muito intenso não se descarta que se formem áreas de instabilidade muito localizadas na segunda metade do dia.
A instabilidade deve alcançar um maior número de regiões, inclusive a de Porto Alegre e área metropolitana, no decorrer da quinta-feira. O sol até aparece com nuvens ao menos em parte do dia na maioria das áreas do Estado, mas novas áreas de instabilidade devem se formar no decorrer do dia com expectativa de chuva na maior parte do Estado até o fim do dia. Como a atmosfera estará muito quente e abafada, há risco de chuva localmente forte a intensa com temporais isolados de vento forte e granizo. Algumas áreas já devem ter chuva entre a madrugada e de manhã, mas a instabilidade maior deverá ocorrer da tarde para a noite.
Na sexta-feira, o Rio Grande do Sul deve ter ainda chuva. A instabilidade se concentrará principalmente do Centro para o Norte do Estado ainda com risco de pancadas isoladas de forte intensidade e de temporais localizados. Só que a chuva não vai parar por aí. No fim de semana, que deve ser de alternância de sol, nuvens e chuva, a formação de áreas de instabilidade será freqüente no território gaúcho com tendência de chuva na maior parte do Estado. Vários dados indicam a possibilidade de chuva forte com altos volumes em algumas regiões. A atmosfera quente e úmida manterá o risco de ocorrência de tempo severo com tempestades localizadas em que podem ocorrer vendavais e queda de granizo.