Calor e frio vão marcar o tempo na Expointer no primeiro fim de semana da feira sob o domínio de ar quente pré-frontal no sábado e a chegada de uma forte massa de ar polar com rajadas de vento no domingo | EXPOINTER/DIVULGAÇÃO

A mais tradicional feira da agricultura e pecuária do Rio Grande do Sul e uma das maiores da América Latina tem início neste fim de semana no Parque Assis Brasil, em Esteio, na região da Grande Porto Alegre. A Expointer chega a sua 45ª edição com uma programação que prevê mais de 400 eventos e atrações nos nove dias da feira que começa neste sábado, 27 de agosto, e vai até o dia 4 de setembro.

Falou em Expointer, falou em chuva, certo? Nem sempre. A feira virou aos olhos da percepção pública sinônimo de chuva e barro. Muito barro. Afinal, o evento se dá entre os meses de agosto e setembro, dois com altas médias de chuva na climatologia histórica. Tomando-se como base a climatologia de Porto Alegre (série 1991-2020), agosto tem média de precipitação de 120,1 mm e setembro 148,7 mm.

Uma vez que a Expointer se dá nos últimos dias do inverno meteorológico (trimestre de junho a agosto) e nos primeiros da primavera meteorológica (trimestre setembro a novembro), é por demais comum que numa mesma edição sejam registrados dias de frio e temperatura elevada.  O evento ocorre em um período do ano de transição em que a alternância de massas de ar frio e quente se acentua no Rio Grande do Sul. A feira já teve dias escaldantes e até gelados, como em 2006, quando se registrou chuva congelada no parque.

A feira, que muitos associam ao excesso de chuva, não promete ter a marca que a população identifica no tempo durante a Expointer. Muito pelo contrário, os dias com chuva neste ano no evento em Esteio serão escassos, conforme a análise da MetSul Meteorologia. O que vai, sim, predomina é o sol.

O começo da feira, no sábado, se dará com sol e nuvens em um dia de calor. O Rio Grande do Sul vai estar sob uma condição pré-frontal com ingresso de ar quente. Com isso, sábado à tarde terá temperatura de até 30ºC ou mais no parque com vento do quadrante Norte. A frente fria traz chuva e risco de temporal com rajadas de vento no começo do domingo, mas no decorrer do dia o tempo melhora com ingresso de ar frio que trará temperatura muito baixa e tarde com apenas 13ºC a 14ºC. O vento Sul, porém, trará sensação térmica muito menor.

Na próxima semana, o sol aparece na maior parte dos dias. O começo da semana vai se dar sob a influência da massa de ar polar, o que vai proporcionar tempo firme. As madrugadas vão ser frias na segunda, terça e quarta com marcas de até 5ºC ou menos no parque na segunda, dia que terá outra tarde fria. Aquece mais na terça com máximas de 18ºC a 19ºC.

Na quarta, marcas muito agradáveis durante a tarde que podem atingir até 22ºC ou 23ºC. Na quinta, sol e nuvens com marcas ainda agradáveis, mas a nebulosidade aumenta e não se pode descartar chuva breve com a rápida passagem de frente fria. Na sequência, nova massa de ar frio traria dias de sol com noites frias e tardes amenas a agradáveis nos últimos três dias da feira.