O Norte e no Nordeste do Estado registraram entre ontem e hoje um significativo evento de chuva, tal como era antecipado pela MetSul. Foram anotados volumes que ainda não tinham sido registrados neste inverno, marcado até os últimos dias por chuva abaixo da média histórica na maior parte do Rio Grande do Sul. Só até o começo da noite de hoje (20h) já havia chovido em apenas 48 horas 100 mm em São José dos Ausentes, 109 mm em Canela e 111 mm em São Francisco de Paula. No mesmo período, de sexta e sábado, caíram entre 50 e 60 mm em cidades da área metropolitana como Novo Hamburgo, São Leopoldo e Porto Alegre. Outros acumulados registrados entre a sexta e hoje até as 20h: Torres 99 mm, Tramandaí 88 mm, Teutônia 69 mm, Vacaria 68 mm, Ipê 60 mm, Frederico Westphalen 59 mm, Lagoa Vermelha 58 mm e São Marcos 55 mm. Os altos volumes de chuva de hoje exigem atenção com o Rio Paranhana e deve se esperar subida acentuada do Rio dos Sinos nos próximos dias. No Sul de Santa Catarina, a chuva de até 150 mm em alguns pontos entre ontem e hoje, quando choveu mais, provocou alagamentos e isolou algumas comunidades rurais. Houve alagamentos na área urbana de Criciúma, além de Forquilhinha e Nova Veneza, dentre outros municípios. Diversas estações da região reportaram chuva de 100 mm ou mais.


Comunidades no interior de Nova Veneza (SC) foram isoladas neste sábado pela chuva excessiva – Rádio Som Maior

Um significativo cavado (área de menor pressão atmosférica) no Leste/Nordeste gaúcho e no Leste de Santa Catarina foi ainda responsável por deixar o sábado, além de chuvoso, também muito ventoso. A sensação de frio foi aumentada bastante com desconforto para quem estava na rua. Em Porto Alegre, as rajadas oscilaram entre 50 e 60 km/h na maioria dos bairros, mas foram mais fortes no Lago Guaíba, onde o vento longe de ser problema, fez sim a alegria dos praticantes de windsurfe.


Sábado de forte ventania atraiu praticantes de windsurfe ao Guaíba em Porto Alegre, apesar do frio – Eduardo Martins

O frio não dá trégua aos gaúchos nos próximos dias, apesar da tarde menos fria neste domingo. Neste domingo e na segunda, com as noites de tempo mais aberto e ar seco na maioria das regiões do Estado, são esperadas mínimas muito baixas e até negativas no interior. Livramento já tinha 1ºC às 21h e pode descer a 2ºC ou 3ºC abaixo de zero no amanhecer deste domingo com forte geada. Na Grande Porto Alegre, como ainda haverá nuvens e vento na madrugada, as mínimas mais baixas ocorrem na segunda, quando pode fazer entre 4ºC e 6ºC nas áreas urbanas e de 2ºC a 4ºC nas zonas rurais, onde deve gear. Até chega a aquecer na tarde de segunda, com marcas agradáveis ao redor de 20ºC, mas o intervalo ameno vai durar pouco. Apenas horas. Durante a terça-feira o tempo voltará a se instabilizar com aumento de nuvens e chuva. E a instabilidade seguiria ainda na quarta. Com isso, tanto na terça como na quarta, deve fazer frio o dia todo, assim como foi este sábado e a sexta.