A temperatura disparou horas antes da chegada da frente fria ontem no Rio Grande do Sul. Fez 35,0ºC em Campo Bom, maior marca do Estado neste inverno, mas que não é anormal e ocorreu algumas vezes no mês nos últimos anos. Já São Leopoldo teve 32,0ºC. Interessante ontem foi o contraste térmico. Enquanto a Grande Porto Alegre tinha 35ºC, cidades no Sul gaúcho registravam menos de 10ºC à tarde. A diferença foi incrível na mesma hora até dentro da cidade de Porto Alegre. Às 12h30m fazia 31,8ºC na Sertório e 21,8ºC em Belém Novo. A queda da temperatura durante a tarde em Porto Alegre foi uma das mais bruscas e acentuadas da história recente da cidade. A Capital saiu de 31,8ºC ao meio-dia para 12ºC a 13ºC no fim da tarde.


Sol e calor do começo da tarde (foto de Carlos Rodrigues/GES) deram lugar a vento e frio em poucas horas (Leo Lumpeer)

O frio será prolongado e deve persistir no Estado por, pelo menos, dez dias, de acordo com a análise da MetSul Meteorologia. Hoje e amanhã, as máximas serão muito baixas no Rio Grande do Sul com marcas abaixo de 10ºC à tarde em diversas cidades, inclusive aqui na região de Porto Alegre. As menores mínimas no curto prazo ocorrem no domingo e na segunda, notadamente no Oeste e no Sul, onde o ar estará mais seco. Há chance de marcas negativas na fronteira com o Uruguai no domingo. Nos Aparados as marcas ficam perto de 0ºC no fim de semana e podem cair a valores negativos em alguns pontos. Na metade da próxima semana se espera outro pulso de ar frio, este sim com potencial alto de neve, conforme os modelos.


Projeção de chuva do modelo Europeu para as manhãs de sábado e domingo indica melhora substancial do tempo no domingo

Muitas nuvens cobrem o Estado hoje e neste sábado com registro de chuva e garoa na maioria das regiões. Amanhã, a instabilidade deverá se concentrar nas Metades Leste e Norte ao passo que pelo Sul e Oeste deve começar a ter melhoria gradual. No começo do domingo ainda poderá ocorrer instabilidade fraca junto ao Nordeste gaúcho, mas o sol aparece com nuvens na maioria das regiões e no decorrer do dia o tempo melhora mesmo no Nordeste do Estado. A chuva se intensifica nesta sexta na Metade Norte e os maiores volumes de chuva no Estado entre hoje e amanhã devem se concentrar no Norte e no Nordeste gaúcho com o risco de chuva por vezes forte. Os acumulados deverão ser mais altos na Serra e no Litoral Norte.