A imagem de satélite da metade da manhã desta quinta-feira mostra uma frente fria muito bem organizada sobre o Uruguai e que começa a ingressar no Rio Grande do Sul. Sobre o Estado há uma massa de ar quente que traz vento Norte e já elevava a temperatura a 29ºC agora às 11h desta manhã na estação da zona Norte de Porto Alegre. Esta frente fria vai provocar uma mudança radical das condições do tempo no Estado nas próximas horas, o que pode trazer transtornos em algumas cidades.


A MetSul reitera o alerta para o alto risco de chuva localmente forte a intensa e temporais isolados de vento e granizo no avanço de frente fria pelo território gaúcho no restante do dia de hoje e durante a sexta. A frente, que traz chuva desde cedo para pontos da fronteira com o Uruguai, da tarde para a noite avançará pela Metade Sul, alcançando o Centro do Estado e quase toda a Metade Oeste até o fim do dia. No Norte, o risco de temporais é maior no começo da sexta. É grande nossa preocupação na chegada da frente, pela rápida troca de massas de ar, de quente pra frio, com o risco de vendavais isolados.


Já chove localmente forte nesta quinta em alguns pontos, mas chuva mais significativa é esperada para amanhã, quando se espera seja generalizada no começo do dia (projeção acima do modelo europeu). A sexta terá altos volumes localizados de chuva (50-100 mm) em vários pontos do Estado e podem ocorrer alagamentos em áreas urbanas. Os maiores acumulados tendem a se dar do Centro para o Norte do Estado, incluindo a região metropolitana de Porto Alegre, já que no decorrer do dia a instabilidade perderá muita força no Sul. A temperatura despenca. Faz muito frio amanhã e sábado durante todo o dia com máximas muito baixas (até de um dígito em muitas cidades) e que na Capital, por exemplo, devem se situar entre 10ºC e 12ºC com chance de marcas de um dígito mesmo à tarde. Mas fique atento ! Apesar do calor de agora na Metade Norte, já faz frio hoje no fim do dia no Sul, Oeste e ainda no Centro do Estado, o que reforça nossa preocupação com temporais e vento.