Grandes tormentas de granizo atingiram na noite desta quarta e seguem na madrugada desta quinta-feira no Uruguai. A precipitação de granizo atingiu vários departamentos (como são chamados os estados no país), sobretudo do Centro e do Sul uruguaio. O granizo caiu em grande quantidade em Trinidad, capital do departamento de Flores. Houve ainda forte precipitação em Durazno. Há relatos de granizo em outras partes do país como em Montevidéu, Canelones e em Maldonado.


Granizo caiu em grande quantidade e acumulou em ruas e pátios de casas em Durazno – Pablo González Maite/Radio Durazno


Outro departamento do Uruguai que registrou bastante granizo na noite desta quarta foi Flores – Daniel Quijada via Twitter

Por que caiu tanto granizo no Uruguai ? O motivo foi o avanço de uma frente quente do Rio Grande do Sul para o Uruguai, ou seja, de Norte para Sul. Impulsionada pela massa de ar quente que avançou sobre o Estado e elevou a temperatura a 32ºC em Santa Rosa, no Noroeste gaúcho, e a 31,5ºC em Salto, no Noroeste do Uruguai, a frente ganhou muita atividade nesta noite sobre o Centro e o Sul do território uruguaio, onde a atmosfera estava mais instável. Menos comuns que as frentes frias, estas frentes quentes que costumam ocorrer no inverno não raro produzem fenômenos severos, em especial granizo, porque nuvens de desenvolvimento vertical estimuladas pelo avanço de ar mais quente se formam numa atmosfera mais resfriada.


A MetSul Meteorologia havia alertado em boletins e nas redes sociais ainda terça-feira, inclusive com síntese publicada em Espanhol para a audiência no Uruguai, sobre a situação de risco. Alertou-se que o Uruguai poderia sofrer com temporais, inclusive com o registro de queda de granizo. O tempo segue  bastante instável hoje no país vizinho e sujeito à chuva forte localizada, rajadas de vento forte e, sobretudo, queda de granizo. À medida que começa a se intensificar uma frente fria na região e esta deve se deslocar para Norte durante o dia, o risco de tormentas voltará a se elevar no Centro e no Norte do Uruguai. Esta frente traz risco de tempo severo também para o Rio Grande do Sul entre hoje (quinta) e amanhã (sexta-feira).