Anúncios

A Argentina vai ter todas as estações do ano neste fim de semana e nos próximos dias com que muitos argentinos definem como “tempo louco” pela variedade de condições meteorológicas que são esperadas do Sul ao Norte do país. A previsão é de tempestades de neve, calor perto ou de até 40ºC e fortes temporais com vendavais e queda de granizo de variado tamanho.

A neve atinge neste fim de semana com força a Cordilheira dos Andes em províncias mais ao Sul da Argentina. Os acumulados na alta montanha devem passar de meio metro em alguns pontos entre o Sul argentino e o Sul Chileno nas montanhas em Chubut e Santa Cruz.

Nos próximos dias, contudo, a neve deve atingir áreas mais ao Norte nos Andes. Modelos indicam precipitação de neve ainda mais significativa nos Andes junto a Neuquén, Mendoza e até San Luís.

A neve virá acompanhada de vento forte com rajadas que podem se aproximar ou passar dos 100 km/h na Patagônia, o que deve resultar em áreas de montanhas em “viento blanco” com forte redução de visibilidade e condições precárias para se trafegar em rodovias.

No Norte e no Nordeste da Argentina, ocorrerá o oposto. O destaque não será o frio e a neve, mas o calor será muito intenso para esta época do ano. Um centro de baixa pressão vai fazer com que a temperatura dispare neste domingo e no começo da semana na região com marcas típicas do verão.

Províncias do Norte argentino, especialmente próximas do Paraguai, terão uma sequência de dias com máximas próximas ou mesmo acima dos 40ºC em alguns pontos. O calor vai ganhar força principalmente entre terça e quarta-feira, quando cresce a possibilidade de máximas na casa dos 40ºC.

E com tudo isso acontecendo, por óbvio, haverá tempestades. Muitas tormentas. No final do domingo e no começo da segunda-feira haverá a formação de fortes a intensas áreas de instabilidade com muitas tempestades no Centro da Argentina, de acordo com as projeções dos modelos numéricos analisados pela MetSul Meteorologia.

Nuvens muito carregadas tendem a se formar sobre as províncias de Buenos Aires, Santa Fé e Entre Ríos com chuva localmente intensa, vendavais isolados, muitos raios e granizo de variado tamanho, avançando na sequência para o Uruguai, onde são esperadas tormentas fortes a severas no começo da segunda-feira.

Os temporais do final do domingo e da segunda-feira no Centro da Argentina e no Uruguai podem ser suficientemente intensos em alguns pontos de forma a causar danos em algumas cidades com destelhamentos, quedas de árvores e postes, e colapsos de estruturas, o que deve resultar também em falta de luz.

A instabilidade da Argentina e do Uruguai vai alcançar o Rio Grande do Sul. A tendência é que entre a madrugada e a manhã da segunda-feira as nuvens muito carregadas dos países vizinhos ingressem no Oeste e no Sul do território gaúcho com chuva, raios e provável queda localizada de granizo.