Tempo começa a mudar novamente no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira com a volta da chuva para parte do estado depois de dias de tempo ensolarado e agradável. O frio cedo da manhã também arrefece na maioria das localidades, indica a previsão do tempo da MetSul Meteorologia.

O dia começa com céu claro em muitas cidades e o sol aparece com nuvens em todo o Rio Grande do Sul ao longo destra quinta-feira, entretanto a nebulosidade aumenta no estado no decorrer do dia a partir do Oeste e do Norte gaúcho.

Há alta probabilidade de chuva na segunda metade do dia em pontos do Oeste, Noroeste e do Norte do estado, apontam os modelos numéricos. No Noroeste, inclusive, a chuva pode vir com trovoadas e não se afasta o risco de pancadas fortes localizadas durante a noite.

Na Grande Porto Alegre, a quinta-feira terá céu claro ou com poucas nuvens no início do dia enquanto durante o dia o sol aparece com nuvens. A nebulosidade, porém, aumenta com o passar das horas na área metropolitana. A chuva deve alcançar a região apenas na sexta-feira.

O tempo vai começar a mudar em parte do Rio Grande do Sul nesta sexta porque ar mais quente e úmido começa a retornar ao estado com o afastamento do ar mais seco e ameno de alta pressão atmosférica que predominou durante os últimos dois dias.

A madrugada tem marcas ainda amenas a agradáveis, embora com mínimas mais altas do que ontem. Cidades serranas seguem com frio com marcas abaixo dos 10ºC em pontos dos Aparados da Serra, especialmente nas baixadas. Na Grande Porto Alegre, nos locais mais frios, afastadas das áreas centrais dos municípios, mínimas de 13ºC a 15ºC.

A temperatura à tarde também se elevará mais. As máximas à tarde ficam perto ou acima de 30ºC na maioria das cidades gaúchas com maior aquecimento no Oeste e na Grande Porto Alegre. Na área metropolitana, as máximas atingem 31ºC a 32ºC na maior parte das cidades.

Projeção de chuva do modelo europeu para a tarde desta quinta-feira | METSUL

Projeção de chuva do modelo europeu para a noite desta quinta-feira | METSUL

Nesta quarta em que o tempo ensolarado predominou no Rio Grande do Sul, a tarde foi agradável na grande maioria das cidades gaúchas. A máxima oficial na rede do Instituto Nacional de Meteorologia foi de 29,9ºC em Campo Bom.

O dia, entretanto, começou frio para esta época do ano com amanhecer típico de outono em que as mínimas ficaram muito abaixo do que é normal para uma primeira semana de março em grande número de cidades, registrando-se marcas de um dígito em algumas, tal como era antecipado pela MetSul Meteorologia.

Estações meteorológicas oficiais e particulares indicaram mínimas hoje de 6,1ºC em Cambará do Sul; 6,7ºC em Canela; 7,1ºC em Pedras Altas; 7,6ºC em São Francisco de Paula; 8,4ºC em Bom Jesus; 8,7ºC em Herval e Soledade; 8,8ºC em Campos Borges; 8,9ºC em Espumoso; 9,2ºC em Farroupilha e Gramado; 9,4ºC em Caxias do Sul; e 9,5ºC em Garibaldi e Monte Alegre dos Campos.

Em Porto Alegre, a mínima oficial na estação do Jardim Botânico foi de 15,3ºC, ou seja, mais de 4ºC abaixo da média mínima histórica de março de 19,5ºC. Em outros pontos da cidade fez mais frio com mínimas de 13,7ºC em Belém Novo e 11,8ºC na estação da Secretaria da Agricultura do bairro Lami.

Temperatura baixa para março também na Grande Porto Alegre com mínimas nesta quarta-feira de 11,1ºC em Novo Hamburgo (Lomba Grande); 11,3ºC em Viamão; 11,7ºC em Nova Santa Rita; 11,8ºC em Gravataí; e 12,4ºC em Campo Bom.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.