Anúncios

Cambará do Sul (foto) registrou a mínima do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira em amanhecer com frio fora de época em muitas cidades gaúchas | PNAS/PNSG

O Rio Grande do Sul teve um amanhecer típico de outono nesta quarta-feira em que as mínimas ficaram muito abaixo do que é normal para uma primeira semana de março em grande número de cidades, registrando-se marcas de um dígito em algumas, tal como era antecipado pela MetSul Meteorologia.

Uma massa de ar seco e mais amena associada a um centro de alta pressão de 1.018 hPa cobria o Rio Grande do Sul no começo desta quarta-feira e proporcionou menor cobertura de nebulosidade, garantindo a temperatura mais baixa nas primeiras horas do dia.

Com o tempo aberto na maioria das cidades na madrugada e a presença da massa de ar mais ameno sobre o estado, o resfriamento na madrugada foi acentuado, o que fez com que a temperatura caísse acentuadamente a valores mais típicos de abril e começo de maio.

A região em que as menores temperaturas foram observadas hoje cedo foi a Serra do Nordeste. As mais baixas temperaturas se deram na Serra e no Sul dos Campos de Cima da Serra, onde o tempo estava mais aberto, em particular na área entre a Região das Hortênsias e Cambará do Sul.


Na área mais ao Norte, que compreende São José dos Ausentes e Vacaria, onde, em regra, costuma ocorrer as mínimas do Rio Grande do Sul em noites frias, havia uma maior presença de nuvens que frustrava queda maior da temperatura.

Veja a lista das menores mínimas observadas nesta quarta-feira no Rio Grande do Sul a partir do nosso levantamento da MetSul Meteorologia com dados de estações meteorológicas oficiais e particulares.

Cambará do Sul: 6,1°C
Canela: 6,7°C
Pedras Altas: 7,1°C
São Francisco de Paula: 7,6°C
Bom Jesus: 8,4°C
Herval: 8,7°C
Soledade: 8,7°C
Campos Borges: 8,8°C
Espumoso: 8,9°C
Farroupilha: 9,2°C
Gramado: 9,2°C
Caxias do Sul: 9,4°C
Garibaldi: 9,5°C
Monte Alegre dos Campos: 9,5°C
Ilópolis: 10,0°C
Teutônia: 10,1°C
Bagé: 10,2°C
São Marcos: 10,3°C
Imigrante: 10,4°C
Três Coroas: 10,5°C
Santana do Livramento: 10,6°C
Portão: 10,7°C
Tio Hugo: 10,7°C
Nova Petrópolis: 10,8°C
Poço das Antas: 10,8°C
Vacaria: 10,8°C
Santa Cruz do Sul: 10,9°C
São José dos Ausentes: 10,9°C
Dom Pedrito: 11,0°C
Getúlio Vargas: 11,1°C
Passo Fundo: 11,1°C
Tapera: 11,1°C
Antônio Prado: 11,3°C
Viamão: 11,3°C
Alto Feliz: 11,4°C
Pontão: 11,4°C
Jaguarão: 11,6°C
Santa Maria:11,6°C
Caçapava do Sul: 11,7°C
Não-Me-Toque: 11,7°C
Nova Santa Rita: 11,7°C
Porto Alegre: 11,7°C
Venâncio Aires: 11,7°C
Gravataí: 11,8°C
São Gabriel: 11,9°C

Em Porto Alegre, a temperatura mínima oficial na estação do Jardim Botânico foi de 15,3ºC, ou seja, mais de 4ºC abaixo da média mínima histórica de março de 19,5ºC. Em outros pontos da cidade fez mais frio com mínimas de 13,7ºC em Belém Novo e 11,8ºC na estação da Secretaria da Agricultura do bairro Lami.

A madrugada de hoje foi a mais fria da semana no Rio Grande do Sul e a tendência é de elevação da temperatura nos próximos dias. Não se espera frio tão cedo agora, uma vez que para a próxima semana se projeta o ingresso de ar muito quente no estado com tardes de forte a intenso calor.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios