Anúncios

Poderosas áreas de instabilidade atuavam ontem à noite no Centro da Argentina com fortes a intensas tempestades que neste fim de semana alcançarão o Rio Grande do Sul. Os dados indicam que neste sábado uma linha de tempestades avançará do Uruguai e irá ingressar no território gaúcho pelo Oeste e o Sul, especialmente entre a tarde e a noite de hoje.


Esses mesmos dados apontam que alguns dos temporais nesta linha tendem a ser fortes. A instabilidade se aproxima do Centro gaúcho à noite (mapa do modelo WRF) e entre a madrugada e a manhã do domingo atinge a maioria das regiões do Estado.

A instabilidade vai avançar pelo Rio Grande do Sul sob atmosfera propícia a tempo severo com muito baixa pressão e ar bastante quente. Nestas condições há risco de chuva forte a torrencial, muitos raios, granizo de variado tamanho e, a maior preocupação, vento forte.

O cenário é favorável ao registro de vendavais que isoladamente podem ser intensos e com danos. Já durante o domingo, apesar de instabilidade no começo do dia e prováveis aberturas de sol com ar quente ao longo do período, novamente podem se formar áreas de tempestade da tarde pra noite. No começo da manhã, o risco de temporais prossegue, apesar de menor, mas por outro lado aumenta o de chuva volumosa com altos acumulados em parte do Estado.

Previsão


O sol aparece neste sábado no Rio Grande do Sul. Uma massa de ar muito quente passa a cobrir o Estado e traz uma jornada de calor, mais intenso no Noroeste e no Norte assim como nos vales. A pressão atmosférica declina e se aproxima de 1000 hPa em diversas localidades. O forte aquecimento poderá trazer chuva e temporais em pontos isolados da tarde para a noite na Metade Norte, mas pelo Oeste e o Sul avançará uma linha organizada de tempestades com chuva forte a torrencial, muitos raios, queda de granizo e vendavais que isoladamente podem ser intensos. Vento Norte moderado a forte, especialmente na região de Santa Maria.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios