Violentas tempestades atingiram o Paraguai nas últimas horas com registro de um tornado e granizo gigante. Um tornado causou a morte de uma menina de 10 anos em San Estanislao, departamento de San Pedro, segundo informações preliminares.
🌪️ #Tornado | Otro tornado registrado en Arroyos y Esteros, departamento de Cordillera.😱🇵🇾⛈️
Video de Letty Ferreira pic.twitter.com/Xk4VaihTXG— AMPY. 🇵🇾⛈📷 (@AnthonyPaez595) November 2, 2023
O tornado danificou ainda 25 casas e deixou vários feridos. O fenômeno ocorreu por volta das 18h30, informou a emissora Telefuturo. Segundo os primeiros dados, o tornado deixou cerca de 20 a 25 casas demolidas e vários feridos que estão a ser tratados no hospital local.
🔴 ATENÇÃO – ALERTA | Áreas de intensa instabilidade avançam para o Oeste do Sul do Brasil após terem causado granizo gigante e tornado com uma morte no Paraguai. Leia o alerta ▶️ https://t.co/XyDsjBHORG pic.twitter.com/1qycCTanT0
— MetSul Meteorologia (@metsul) November 2, 2023
Em Guaica, departamento de San Pedro, uma mulher foi resgatada dos escombros de sua casa depois que uma forte tempestade destruiu a moradia. Violentos temporais atingiram a região no final da tarde com a formação de uma supercélula. Caiu granizo gigante na localidade de Arroyos e Esteros, com danos materiais. Vidros de carros chegaram a ser perfurados.
#Hoy | Ocurrió en Guaica, departamento de San Pedro. ⚠️🇵🇾
Una mujer fue rescatada desde los escombros después de que una tormenta severa derrumbara su casa.
Video gentileza pic.twitter.com/sxJvLfXgLc— AMPY. 🇵🇾⛈📷 (@AnthonyPaez595) November 2, 2023
O cenário é preocupante porque as intensas áreas de instabilidade que se formaram sobre o Paraguai com granizo gigante e até tornado avançam para o Sul do Brasil, onde afetam o Oeste catarinense e principalmente o Oeste do Paraná.
O tornado no Paraguai se deu sob uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera. O fenômeno costuma estar associado a tornados no Sul do Brasil e nos países vizinhos porque aumenta a divergência de vento na atmosfera, o que se conhece por cisalhamento, aumentando o potencial para a formação dos funis.
O jato de baixos níveis é um corredor de vento nas camadas baixas da atmosfera. Tal como as principais correntes de jato, as polares e subtropicais, são “rios” na atmosfera, embora em menor escala e geralmente em velocidades mais lentas. Na tarde de hoje, um jato de baixos níveis podia ser visto sobre o Paraguai e o Sul do Brasil com o aprofundamento da baixa pressão que dará origem ao ciclone na costa gaúcha.
Jatos de baixos níveis são resultado de gradientes (diferenças) de temperatura em altitudes mais baixas, que levam a um gradiente de pressão e um fluxo de ar perpendicular a esse gradiente. Estas correntes de jato em baixos níveis (JBN) a Leste dos Andes que trazem ar quente costumam se originar na Bolívia ou no Centro-Oeste do Brasil e apresentam, em regra, uma extensão de centenas de quilômetros do Sul da região amazônica até a bacia do Rio Prata. No Prata, o jato costuma recurvar em direção a Leste para o Atlântico.
São estes episódios de JBN que trazem vento Norte seco quente de forte intensidade às vezes para o Rio Grande do Sul, especialmente precedendo uma frente fria acompanhada de ciclone extratropical mais profundo, sobretudo no inverno.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.