Anúncios

Não é mera impressão. A percepção geral de que a primavera ainda não se instalou de fato no clima e que há um prosseguimento atípico do inverno procede. É o que mostram os dados das estações meteorológicas que apontam temperatura muito abaixo da média de outubro nos primeiros dias do mês.

O monitoramento climático mostra que todas as regiões gaúchas tiveram temperatura mínima abaixo ou perto da média nos primeiros nove dias de outubro com marcas muito abaixo da média histórica no Oeste gaúcho, onde alguns pontos tiveram anomalias de até -3ºC ou -4ºC.


Já quanto às temperaturas máximas os primeiros nove dias de outubro no Rio Grande do Sul anotaram temperatura perto dos padrões históricos em todas as áreas do estado, exceção de poucos pontos em que houve pequenos desvios negativos das normais históricas.


Conforme o geógrafo Nilson Wolff, a Grande Porto Alegre teve a primeira semana de outubro mais fria em décadas. Wolff destaca que a temperatura média (que inclui as mínimas e as máximas) na cidade de Campo Bom nos primeiros sete dias do mês ficou em 17,2ºC. Nunca desde o começo das medições na estação meteorológica local em 1984 houve uma primeira semana de outubro com temperatura média tão baixa.

O padrão de mais frio e calor escasso do começo deste mês foi consequência de uma alta frequência de incursões de massas de ar frio desde o começo desta primavera, o que era antecipado pela MetSul Meteorologia.

A estação já teve início sob muito frio com uma intensa massa de ar polar acompanhada de um ciclone extratropical na costa que foi responsável por uma histórica nevada com acumulação no Planalto Sul Catarinense nas primeiras horas da estação.

Os dados dos modelos de clima indicam que as próximas semanas não devem ser tão frias quanto foi o início deste mês, mas a temperatura deverá permanecer predominantemente perto ou abaixo das médias históricas com um número maior que o normal de noites frias e poucas tardes de calor.

Esta semana, por exemplo, começa com temperatura muitíssimo abaixo da média no Rio Grande do Sul por efeito de uma forte massa de ar frio que está ingressando neste domingo na retaguarda de uma frente fria. Este domingo terminará com temperatura muito baixa à noite em muitas cidades gaúchas, o que não é comum para esta época do ano.

O frio vai chamar a atenção tanto cedo da manhã como à tarde no Rio Grande do Sul. Mínimas muito baixas para outubro são previstas para cidades do Oeste, do Centro e do Sul gaúcho, onde o tempo vai estar mais aberto. Pode fazer entre 1ºC e 3ºC na fronteira com o Uruguai com geada.

Porto Alegre deve amanhecer com 8ºC nesta segunda-feira, quando a temperatura mínima média histórica de outubro é de 15,7ºC. Já na região metropolitana da capital gaúcha, marcas de até 5ºC ou 6ºC no amanhecer desta segunda-feira.

Como a nebulosidade vai aumentar e o tempo estará instável na Metade Norte gaúcha nesta segunda-feira, as máximas serão baixas à tarde. Muitas cidades da Serra e dos Aparados terão uma tarde de segunda com cara mais de junho ou julho que outubro com os termômetros apontando de 11ºC a 13ºC, em diversos pontos.

Anúncios