Porto Alegre vai amanhecer com muito frio e temperatura bastante abaixo do que é nornal para outubro nesta segunda-feira | ALEX ROCHA/PMPA

Uma massa de ar seco e frio associada a um centro de alta pressão de 1025 hPa, que nesta segunda-feira vai estar sobre o Uruguai, avançou sobre o Rio Grande do Sul nas últimas horas e trouxe uma queda bastante acentuada da temperatura no estado neste domingo com a passagem de uma frente fria que trouxe chuva em diversas regiões.

A massa de ar frio trouxe temperatura atipicamente baixa para o mês de outubro no território gaúcho neste domingo e também na Argentina. No Rio Grande do Sul, ao meio-dia, estações meteorológicas tinham temperatura muito baixa para o horário com registros de 8ºC em Gramado, 9ºC em Canela, 10ºC em Canguçu, 11ºC em Palmeira das Missões, 12ºC em Santa Maria e 13ºC em Porto Alegre.

Na Argentina, este domingo começou muito frio para esta época do ano com mínimas abaixo de zero em diversas províncias do Centro do país e da Patagônia, mais ao Sul do território argentino. A menor marca oficial na rede do Serviço Meteorológico Nacional (SMN) ocorreu na cidade de Maquinchao com -4,6ºC.

Várias cidades do interior da província de Buenos Aires anotaram mínimas abaixo de zero, como Tandil com -2,7ºC. Na Grande Buenos Aires, a mínima no Aeroporto Internacional de Ezeiza foi de 0,9ºC, baixíssima para outubro. Em Rosário, na província de Santa Fé, mínima de 1,7ºC abaixo de zero, muito baixa para a época do ano.

Esta massa de ar frio seguirá com sua influência nesta segunda-feira no Rio Grande do Sul. O dia começa com sol na maioria das regiões gaúchas, mas no Norte do estado se espera nuvens e chuva desde o início desta segunda-feira.

No decorrer do dia, a instabilidade do Norte avança diversos pontos do Rio Grande do Sul, incluindo Porto Alegre, com muita nebulosidade, chuva e garoa. Somente cidades mais ao Sul, da Campanha, fronteira com o Uruguai e mais a Oeste devem escapar da instabilidade.

O frio vai chamar a atenção tanto cedo da manhã como à tarde no Rio Grande do Sul. Mínimas muito baixas para outubro são previstas para cidades do Oeste, do Centro e do Sul gaúcho, onde o tempo vai estar mais aberto. Pode fazer entre 1ºC e 3ºC na fronteira com o Uruguai.

Porto Alegre deve amanhecer com 8ºC nesta segunda-feira, quando a temperatura mínima média histórica de outubro é de 15,7ºC, ou seja, quase 8ºC abaixo do que é normal para esta época do ano. Já na região metropolitana da capital gaúcha, marcas de até 5ºC ou 6ºC no amanhecer desta segunda-feira.

Como a nebulosidade vai aumentar e o tempo estará instável na Metade Norte gaúcha nesta segunda-feira, as máximas serão baixas à tarde. Muitas cidades da Serra e dos Aparados terão uma tarde de segunda com cara mais de junho ou julho que outubro com os termômetros apontando de 11ºC a 13ºC, em diversos pontos.

Há expectativa de geada tardia em parte do Rio Grande do Sul. O fenômeno é mais provável em cidades do Centro, do Oeste, da Campanha e do Sul, onde o ar estará mais seco e o tempo mais aberto. Em cidades de maior altitude do Norte e do Nordeste gaúcho, nebulosidade e até chuva em alguns pontos impedirão a ocorrência de geada.

Na terça, a nebulosidade abundante com chuva e garoa em diversas regiões fará com que as mínimas sejam mais altas na maior parte do Rio Grande do Sul. Na fronteira com o Uruguai e parte do Oeste, especialmente entre Livramento e Quaraí, as mínimas ainda devem ser muito baixas com chance menor de geada fraca e isolada.