Anúncios

Diferenças absurdamente altas de temperatura marcam a tarde desta segunda-feira no Rio Grande do Sul. O Sul, parte do Oeste e o Leste do Estado se encontram sob a influência de ar mais frio a ameno ao passo que o Noroeste e o Norte do território gaucho seguem com as condições atmosféricas ditadas pela grande massa de ar seco e quente que cobre a maior parte do Brasil.

Duas cidades mais a Oeste do Estado tinham panorama térmico completamente distinto: Quaraí, no Oeste, e Santa Rosa, no Noroeste do Rio Grande do Sul. Quem pegasse um avião na cidade da fronteira com o Uruguai sairia sob inverno e chegaria cerca de uma hora após no município do Noroeste com verão.


A temperatura às 14h em Quaraí era de apenas 11,2ºC com tempo fechado, chuva e vento do quadrante Sul perto de 40 km/h. Na mesma hora, a temperatura em Santa Rosa era praticamente o triplo com 33,3ºC e o sol aparecia com fumaça de queimadas e vento do quadrante Norte. O mapa de anomalia de temperatura do modelo canadense para as 15h desta segunda-feira ilustra bem este imenso gradiente térmico dentro do Rio Grande do Sul.

Estas diferenças de temperatura enormes de uma região para outra se repetiam, em menor proporção, entre outras cidades do Rio Grande do Sul. Às 15h, por exemplo, fazia apenas 8,9ºC em Bagé, ou seja, muito frio, e na mesma hora estação meteorológica indicava 32,2ºC em Porto Xavier. Em Pelotas, às 15h, quase ao nível do mar a temperatura era de 11ºC, mas Vacaria, na região de maior altitude do Estado, tinha 27,2ºC. Herval, também no Sul do Estado, marcava 8,7ºC na mesma hora enquanto São José do Ouro, no Norte do Estado, tinha 29,8ºC. Porto Alegre, às 15h, estava com 19,7ºC enquanto Erechim marcava 28,8ºC, Palmeira das Missões 28,5ºC e Passo Fundo 27,8ºC.

A diferença não era apenas espacial, de uma região para a outra, mas também temporal, de um dia para o outro. Porto Alegre às 15h desta segunda anotava 19,7ºC ao passo que ma véspera, no mesmo horário, fazia 32,5ºC. Campo Bom registrava 20,7ºC, mas só 24 horas antes fazia 34,3ºC na mesma hora. Santa Maria tinha 29,0ºC às 15h do domingo e 18,6ºC na tarde desta segunda.


A previsão é que a diferença de temperatura enorme de uma região para outra no Estado se repita mais uma vez nesta terça-feira. O mapa acima mostra a projeção de anomalia de temperatura em superfície (em 2 metros) para a tarde da terça-feira, de acordo com o modelo canadense que está disponível para o assinante na seção de mapas.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Como se observa, a tendência é o ar mais frio persistir no Sul e no Oeste gaúcho com o ingresso de ar mais gelado a partir do Oeste, nas regiões de Uruguaiana e Quaraí, ao passo que cidades do Norte e do Nordeste do Estado, como do Alto Uruguai, Planalto e Campos de Cima da Serra, devem persistir sob a influência de ar mais quente durante a tarde da terça-feira.

Anúncios