Anúncios

Olho do supertufão Surigae neste sábado | CSIRA-CSU

O tufão Surigae intensificou-se rapidamente nas últimas horas, tornando-se o primeiro supertufão do ano. 

Surigae, que nas Filipinas é identificado como Bising – é um poderoso tufão de categoria 5. O seu índice na escala Dvorak de satélites para ciclones tropicais atingiu 8.0, o que é incrivelmente alto e raro de se ver nesta época do ano na região. 


Com efeito, assinatura no satélite de 8.0 na escala Dvorak sugere vento no ciclone tropical próximo ou acima de 300 km/h, embora os avisos oficiais sejam de vento de 250 km/h.

Surigae claramente visível na imagem hemisférica | NOAA

O supertufão vai passar muito próximo das Filipinas. No entanto, há incertezas em sua trajetória. Uma mudança para o Oeste na trajetória atual da previsão pode resultar em impactos potencialmente significativos sobre as porções orientais do Sul de Luzon e Visayas. 

Trajetória para Surigae no alerta oficial do centro meteorológico das Filipinas | PAGASA

O modelo americano GFS, por exemplo, indica o supertufão mais distante da costa filipina ao passo que o modelo europeu posiciona muito próximo.

Meteorologistas experts em ciclones tropicais descrevem Surigae como um “monstro”. Embora o tufão não atinja diretamente as Filipinas, ele passará perto o suficiente para trazer fortes ventos, fortes chuvas e mar muito grosso com enormes ondas.

Anúncios