Amanhecer de céu azul em Santana do Livramento por conta da massa de ar frio. Foto de Fabian Ribeiro

Massa de ar seco associada a um sistema de alta pressão atmosférica favoreceu amanhecer frio pelo segundo dia consecutivo. O núcleo desse sistema atuava entre o Rio Grande do Sul e Uruguai com impacto na temperatura em todo o Sul do país.

O outono é um período de transição e grandes oscilações térmicas como a que ocorreu nesta semana fazem parte da climatologia desta época. Na última quarta, dia 20, a temperatura chegou a 38,5°C em Campo Bom. Em contraste ao calor de verão  de meados da semana, ontem e hoje as mínimas baixaram de 10°C no território gaúcho.

A temperatura mínima ontem e hoje ficou em média entre 5 a 10°C abaixo do normal para o mês de março. Em Bagé ontem fez 6,8°C enquanto que a média mensal da temperatura mínima é de 16,8°C. Em Caxias do Sul hoje a mínima foi de 10,3°C enquanto que a média mensal de março é de 16,4°C.

A imagem de satélite da manhã de hoje do satélite GOES-16 no canal visível registrava céu claro no interior do continente com nuvens baixas na faixa Leste e nas capitais. A presença dessas nuvens inibiu uma queda maior da temperatura nessas áreas.

A menor temperatura registrada hoje pela rede de estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia foi em Bom Jardim da Serra com 5,6°C. A menor marca do ano até agora. A segunda menor marca ocorreu em Vacaria com 8,7°C. Ontem a mínima no Rio Grande do Sul ocorreu em Bagé com 6,8°C.

A mínima foi de 9,2°C em Esmeralda, com 9,4°C em Bom Jesus, 10°C em Antônio Prado e Muitos Capões, com 10,1°C em Lagoa Vermelha, 10,2°C em São Marcos, 10,3°C em Caxias do Sul e Dom Pedrito, 10,6°C em Bagé  e Ilópolis, 10,8°C em Soledade, 10,9°C em Herval e Santana do Livramento.

PRÓXIMAS HORAS TERÃO SOL E AQUECIMENTO

A tendência para a tarde de hoje é de o tempo seco dominar as condições do tempo no Sul do país com aberturas de sol e gradativo aquecimento. A temperatura irá subir em comparação com a sexta-feira que foi amena, especialmente em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

A máxima deverá oscilar entre 26 e 28°C nos vales, centro e Oeste gaúcho. Em Santa Catarina e no Paraná a temperatura terá elevação maior na parte Oeste. Em Santa Catarina marcas previstas de 27°C em São Miguel do Oeste e arredores. Em Florianópolis o sol aparece entre nuvens e a temperatura alcança 25°C.

No Paraná deverá o calor retorna a tarde com máximas ao redor de 30°C no Oeste e no Noroeste. Em Curitiba a temperatura sobe pouco e oscila ao redor de 20°C.

O domingo terá o domínio do ar seco em todo o Sul do país. Na faixa Leste a umidade ainda forma nuvens e o céu fica nublado no começo da manhã, mas ao longo do dia o sol aparece. Na faixa litorânea de Santa Catarina e Paraná as nuvens persistem com chance de garoa esparsa.

A temperatura fica amena com mínimas ao redor de 15 a 17°C na maioria das regiões. Já na área serrana entre o Planalto Sul catarinense e nos Campos de cima da Serra no Rio Grande do Sul as mínimas deverão cair para 10°C.

Por outro lado, a tarde sob a influência do vento norte terá aquecimento maior. No Rio Grande do Sul a temperatura irá alcançar 28 a 30°C na maior parte das regiões. Em Santa Catarina a máxima oscila entre 26 e 28°C no Oeste. No Paraná as máximas deverão os 28 a 30°C no Oeste e Noroeste do Estado.