Anúncios

Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online

O período muito frio que se iniciou no dia 27 de julho encaminha-se para o seu final, mas o Sul do Brasil segue registrando temperatura abaixo de zero. Nesta quarta-feira (4), por exemplo, os três estados do Sul anotaram marcas negativas nos termômetros durante as horas da madrugada e do amanhecer.

No Rio Grande do Sul, a temperatura mínima desta quarta-feira se deu no município de Getúlio Vargas, no Norte gaúcho, onde os termômetros indicaram -0,7ºC. A única outra cidade com estação meteorológica a ter tido marca abaixo de zero hoje no estado gaúcho foi São José do Ouro, também no Norte, com -0,1ºC.


As estações meteorológicas em regiões serranas do Nordeste do Estado que vinham tendo marcas negativas desde a terça-feira da semana passada nesta quarta permaneceram no terreno positivo nas suas mínimas do começo do dia. Em muitos locais a presença ou de nevoeiro ou de nuvens baixas impediu um resfriamento maior na madrugada, frustrando que a temperatura caísse abaixo de zero em um maior número de municípios gaúchos.

Herval sob forte nevoeiro hoje cedo | André Acosta

Foi o caso da região metropolitana de Porto Alegre, onda a nebulosidade e o nevoeiro do começo do dia foram determinantes para as mínimas mais altas. No bairro de Lomba Grande, em Novo Hamburgo, por exemplo, que possui três estações em diferentes microclimas, a temperatura não baixou de 9ºC. Na estação de baixada (35 metros), a mínima foi de 11,1ºC. Na estação de encosta (100 metros) fez 10,4ºC. E na estação de topo (255 metros) a mínima foi de 9,1ºC.  Em Porto Alegre, no Jardim Botânico, estação convencional de Instituto Nacional de Meteorologia indicou 10,3ºC.


Santa Catarina e Paraná

A temperatura caiu abaixo de zero no começo desta quarta-feira também nos estados de Santa Catarina e do Paraná. No Paraná, a menor marca foi observada no município de General Carneiro, no Sul paranaense, onde a estação do Instituto Nacional de Meteorologia indicou mínima de -1,2ºC.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Em Santa Catarina, a menor marca desta quarta em estação meteorológica da Epagri foi de -3,6ºC em Urupema. Bom Retiro anotou -0,7ºC, Rio Rufino -0,5ºC e Caçador -0,4ºC. Estações automáticas particulares, contudo, chegaram a marcar -5,8ºC hoje cedo na região do Planalto Sul.

Anúncios