Anúncios

Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná tiveram ontem outro dia de instabilidade atmosférica com registro de pancadas de chuva e temporais. Aqui no Estado houve chuva forte isolada, como a que atingiu Porto Alegre no começo da manhã, com pontos de alagamentos. Foi em Santa Catarina que a instabilidade foi maior (foto abaixo de Laguna por André Padilha Kern).



Temporais de chuva forte, vento e granizo atingiram várias cidades do Leste catarinense durante a tarde. Em Tubarão, o granizo teve até tamanho médio e assustou os moradores. Em Laguna, o céu ficou esverdeado, sinalizando uma tempestade de forte intensidade. O colaborador Elvis Palma fez esta bela sequência de fotografias da chegada do temporal no balneário.


O mau tempo em Santa Catarina ainda decorreu da atuação de uma área de baixa pressão (cavado) na atmosfera sobre o Sul do Brasil. Com a atmosfera quente e úmida, estava propício o ambiente à formação de nuvens carregadas (foto abaixo de André Padilha Kern em Laguna), sobretudo em Santa Catarina que estava a Leste do cavado, onde a instabilidade é maior.


As autoridades catarinenses confirmaram ontem uma morte pelos temporais que têm atingido o Estado. Foi em Caçador, onde nesta semana choveu mais de 200 mm. O mau tempo afeta ainda o Paraná (foto abaixo de Fábio Rosa em Paranaguá).

O fim de tarde da quarta em Porto Alegre e várias cidades foi prenúncio do que está por vir: sol. Foi, aliás, um entardecer de encher os olhos, mais uma vez muito colorido (fotos abaixo de Jonny Bullit, Rafael Marafon, Carmen Mac e Roselane Fuchs).


Testemunhar o entardecer da quarta-feira na Capital, na Serra e nas praias do Litoral Norte valeu a pena. Os colaboradores da MetSul fizeram belos registros. Em Caxias do Sul, chamou a atenção a presença de sombras no céu (entenda as sombras).


Fim de tarde da quarta-feira que começou com pancadas fortes isoladas foi rosa e vermelho em Porto Alegre – Daiane Jardim


Na praia de Capão da Canoa, no Litoral Norte, o entardecer ontem foi igualmente rosa e muito bonito – Regina Cardoso



Já em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, o destaque no céu ao entardecer ficou para as sombras – Felipe Lain Rizzotto

Depois de vários dias com alternância de sol, nuvens, pancadas de chuva e temporais isolados, o tempo seco volta a predominar no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira. Não se pode descartar ainda chuva isolada hoje no Norte gaúcho, em cidades próximas de Santa Catarina. Na maioria das regiões, porém, o dia será de sol e algumas nuvens no céu. Ar mais seco e quente cobre o Estado e traz um dia de calor, apesar do começo de manhã de marcas amenas. A MetSul Meteorologia alerta para uma forte onda de calor no Estado até, pelo menos, a metade da próxima semana. O calor ganha força a partir de amanhã e durante o fim de semana. Não são descartadas máximas mesmo próximas de 40ºC no Estado na semana que vem.

Anúncios