Anúncios

O verão muito quente em 2014 não é uma exclusividade da Argentina, Uruguai e aqui do Rio Grande do Sul. Os australianos também sofrem com a alta temperatura perto de 50ºC. Forte onda de calor atingiu o país nos últimos dias de 2013 e no começo de 2014 após o ano de 2013 ter sido o mais quente da história australiana. A onda de calor não foi tão longa como outras do passado recente, mas várias estações registraram recordes de máximas. Queensland e New South Wales experimentaram marcas escaldantes. Nada menos que 34 estações apontaram recordes de temperatura alta em seus históricos entre o dia 30 de dezembro e 4 de janeiro. Interessante e curiosa história atribuída ao calor extremo da virada do ano foi a queda do céu de cem mil morcegos. As mortes, segundo especialistas, podem ser atribuídas à temperatura elevada.



Nos últimos dias, porém, o calor retornou com grande intensidade para grande parte da Austrália. Melbourne registra máximas de até 44ºC, um salto no número de atendimentos médicos e de incêndios, cortes de energia e caos nos serviços de trens da cidade. E ainda testeminhou diversos jogos de tênis do Australian Open serem cancelados devido ao calor extremo.


O calor extremo que atrapalha os jogos do Australian Open gerou até alucinações em um tenista. O canadense Frank Dancevic, número 122 do mundo, desmaiou e contou ter visto o cão Snoopy (personagem de desenho animado) durante seu jogo de estreia contra o francês Benoit Paire, no qual perdeu por 3 sets a 0. “Eu estava começando a alucinar um pouco no primeiro set e pensei: Que estranho. Eu vi o Snoopy”, disse. “Continuei jogando, porque isso não importava muito. Só lembro de acordar e ter um monte de pessoas ao meu redor e dois médicos. São muitos jogadores reclamando com os organizadores de que está muito calor para jogar. Até alguém morrer, eles vão continuar colocando partidas nesse calor”, atacou Dancevic.


Vários tenistas competidores usaram as redes sociais para protestar contra os jogos do Australian Open sob condições tão insalubres. O insólito depoimento do canadense Frank Dancevic de que viu o Snoopy em quadra acabou sendo explorado pelos chargistas. Um colocou em quadra alguns dos personagens mais populares da animação como Homer Simpson e Bob Esponja.


Mas a temperaturar extrema não tem nada de divertida pelos problemas que causa. Não bastasse o calor, os organizadores do Australiam Open tiveram ainda que enfrentar na quinta-feira tempestades com raios que atingiram a região de Melbourne. Os raios são um pesadelo para os bombeiros locais, já que provocaram vários incêndios florestais em razão da vegetação seca.



Mas tem alívio a caminho. Esta sexta-feira será o último dia de calor tórrido na onda de calor que afeta Melbourne. O sábado marcará o começo de uma sequência de vários dias em que a temperatura estará amena na cidade australiana com mínimas que podem descer a agradáveis 15ºC e máximas de 23ºC a 26ºC, de acordo com os meteorologistas da MetSul Meteorologia.

Anúncios