A MetSul Meteorologia alerta para uma intensa e significativa onda de calor no Rio Grande do Sul que deve durar uma semana. A temperatura já se elevou muito ontem e vai subir ainda mais nesta sexta-feira, continuando sua escalada no fim de semana e durante a próxima semana. Os dias mais quentes da onda de calor, conforme os dados de hoje, seriam a terça, quarta e quinta-feira da semana que vem. Máximas acima de 35ºC devem ser esperadas em grande parte do Estado e alguns pontos terão marcas ao redor de 40ºC, notadamente o Centro e o Oeste gaúcho. A onda de calor castiga também a Argentina e o Uruguai, onde esta sexta-feira e o fim de semana serão escaldantes. Na segunda, começa no Prata um período de instabilidade com chuva localmente forte e tormentas que deve interromper a sequência de dias tórridos. Observe como centro de alta pressão na costa gaúcha favorece o avanço de ar muito quente de Norte para a região central do continente.
O alívio para o Rio Grande do Sul chegaria apenas daqui a uma semana, na sexta-feira (24). Neste período, recomenda-se abundante hidratação (dê preferência à água e sucos de fruta), se evitar exercício físico desnecessário e cuidado especial com pessoas idosas ou de saúde fragilizada. O risco de incêndios em vegetação será alto e os índices de radiação UV vão estar muito altos a extremos, não se recomendando a exposição prolongada ao sol entre o meio da manhã e a metade da tarde. A onda de calor será um novo teste para a infra-estrutura de serviços públicos aqui do Rio Grande do Sul, que com a temperatura muito alta do fim de 2013 apresentou graves problemas como cortes de luz e falta de água em várias cidades.
O sol vai predominar por, ao menos, sete dias e qualquer ocorrência de chuva no período deve ser muito localizada. Devido ao ar seco, as noites serão agradáveis até segunda, mas ficam quentes a partir da terça-feira em Porto Alegre. Para os “janeiristas” na praia (foto acima da Tarsila Pereira/Correio do Povo) as notícias não poderiam ser melhores. A perspectiva é de muitos dias de sol até o final da próxima semana com calor e mar mais quente e claro na orla gaúcha, à medida que a não passagem de sistemas frontais pela costa favorecerá o avanço das águas (quentes) da Corrente do Brasil a partir do Norte.