Fim de tarde neste sábado em Livramento com sol e nuvens altas | ANDERSON ALVES

O gaúcho e seu mate sobre o lombo do seu cavalo ao fim da tarde com um belo pôr do sol neste sábado em Santana do Livramento, na fronteira com o Uruguai. Depois de vários dias com tempo fechado, umidade altíssima, chuva, garoa e temporais de granizo, o sol reapareceu neste sábado em diversas cidades do Rio Grande do Sul para o alívio de milhões de gaúchos que ainda não tinham visto o sol desde o começo do inverno.

 

A imagem do canal visível do satélite meteorológico GOES-16 do fim da tarde mostrava que o tempo já estava mais aberto no Oeste e no Sul do Rio Grande do Sul, e começava a abrir na faixa central do território gaúcho. Na Metade Norte do Estado, entretanto, a nebulosidade ainda era a condição predominante com altos valores de umidade relativa do ar.

Em Porto Alegre, o dia ainda começou com garoa durante a madrugada. Durante a manhã, o frio marcou presença e o céu esteve predominantemente nublado a encoberto com vento frio. Após o meio-dia tiveram início as primeiras aberturas e pela primeira vez desde o amanhecer da terça, quando começou o inverno, foi possível observar o sol na capital gaúcha.

A diminuição da nebulosidade foi proporciona pelo avanço de ar mais seco e frio com uma massa de ar origem polar associada a um centro de alta pressão de 1.030 hPa que está na Argentina. Por isso, o sábado foi frio na maioria das cidades do Rio Grande do Sul. As máximas à tarde só atingiram 11,3ºC em Encruzilhada do Sul, 11,4ºC em Caçapava do Sul, 12,0ºC em Livramento e Bagé, 12,4ºC em Jaguarão, 13,1ºC em Capão do Leão e 13,7ºC em Camaquã. Em Porto Alegre, a máxima foi de 14,8ºC, a mesma de Cambará do Sul que está a mil metros de altitude.

O frio deste sábado precede uma madrugada de domingo mais fria no Rio Grande do Sul. O domingo deverá amanhecer muito frio e mesmo gelado em algumas cidades com mínimas de 1ºC a 3ºC em alguns pontos do Sul e da Campanha com chance de geada, possivelmente com marcas menores isoladas na Serra do Sudeste e fronteira com o Uruguai.

Na Grande Porto Alegre, os termômetros devem indicar 7ºC a 9ºC na maior parte dos municípios. Nos Campos de Cima da Serra, mínimas na maioria dos municípios entre 3ºC e 5ºC. Em muitos locais do Rio Grande do Sul, a presença de nuvens na madrugada deste domingo vai evitar resfriamento maior e frustrar a formação de geada, notadamente em cidades da Metade Norte.

O sol até aparece entre as nuvens em diferentes pontos do Estado neste último domingo de junho, mas será mais um dia com muita nebulosidade no território gaúcho. São esperadas muitas nuvens altas no território gaúcho, deixando o céu nublado a encoberto em diversos municípios. A temperatura não se eleva muito e a tarde vai ser entre fria e amena, conforme a cidades. Porto Alegre deve ter máxima em torno de 15ºC.

A nebulosidade volta a aumentar muito na segunda-feira no Rio Grande do Sul e pode até ter chuva ou garoa em algumas regiões no decorrer do dia, especialmente no Sul do Estado. Na terça, dia que será de novo com muitas nuvens, uma frente fria avança pelo território gaúcho ao longo do período com chuva e vai chover em todas as regiões com instabilidade mais ampla da tarde para a noite.

Tempo mais aberto e com sol em grande número de municípios somente se espera entre quarta e quinta-feira, quando ar seco e frio voltar a ingressar no Rio Grande do Sul. Não será uma incursão de ar frio de forte intensidade e sua atuação será curta, mas o tempo aberto na madrugada da quinta deve resultar em temperatura baixa com geada em diversos pontos ao amanhecer.