Anúncios

Frio ganha força neste fim de semana com cara de inverno pelo avanço de uma extensa massa de ar polar cujo núcleo está no momento sobre o Centro da Argentina e Porto Alegre terá uma madrugada de domingo com temperatura baixa que pode descer a 7ºC na cidade | LUCIANO LANES/PMPA

O domingo vai começar com muito frio no Rio Grande do Sul com temperaturas de um dígito generalizadas pelo território gaúcho. Vários municípios devem ter marcas na madrugada e em horas do amanhecer abaixo dos 5ºC. As mínimas somente não vão cair mais porque se espera a presença de nebulosidade que frustra maior queda da temperatura no período noturno.

A massa de ar frio que durante grande parte da semana atuou sobre a Argentina com nevadas fortes na região patagônica e marcas muito baixas nos termômetros avançou mais para Norte nas últimas horas e passou a influenciar o tempo em todo o estado gaúcho. Por isso, o sábado começou com temperatura menor que ontem em grande parte dos municípios do Rio Grande do Sul.


De acordo com dados de estações oficiais, o frio mais intenso no começo deste sábado se deu em cidades do Sul e da Campanha com registros de 4,0ºC em Bagé, 4,9ºC em Jaguarão, 5,9ºC em Caçapava do Sul e 6,7ºC em Encruzilhada do Sul. Exceção da Serra, Aparados da Serra e da área de Soledade, a maior parte da Metade Norte gaúcha teve marcas acima de 10ºC durante a madrugada deste sábado.

Embora o sol apareça com nuvens em algumas regiões, a nebulosidade predomina mais uma vez neste sábado no Rio Grande do Sul. Com abundante nebulosidade e a atuação da massa de ar polar, o dia é frio no estado com máximas baixas no período da tarde que vão ficar apenas entre 11ºC e 13ºC em grande número de municípios. O vento fraco a moderado potencializa a sensação de frio.


Em muitas cidades, as mínimas vão ocorrer na noite de hoje, no fim do dia, à medida que o ar frio avança e a cobertura de nuvens apresenta alguma diminuição. Para 21h deste sábado, os dados indicam marcas de 6ºC a 7ºC no Sul gaúcho e na Campanha, 10ºC em Santa Maria, 11ºC em Porto Alegre e 10ºC na área metropolitana, 7ºC a 8ºC em Caxias do Sul e Gramado, 6ºC nos Campos de Cima da Serra e 9ºC em Passo Fundo e outras cidades do Planalto Médio.

O frio da noite deste sábado precede uma madrugada de domingo mais fria. O domingo deverá amanhecer muito frio e mesmo gelado em algumas cidades com mínimas de 1ºC a 3ºC em alguns pontos do Sul e da Campanha, possivelmente com marcas menores isoladas na Serra do Sudeste e fronteira com o Uruguai. Na Grande Porto Alegre, os termômetros devem indicar 7ºC na maior parte dos municípios. Nos Campos de Cima da Serra, mínimas na maioria dos municípios entre 3ºC e 5ºC.

A abundante presença de nebulosidade, especialmente com muitas nuvens altas, impedirá uma queda maior da temperatura. Mesmo assim, pontos isolados podem vir a ter formação de geada fraca na madrugada deste domingo. Serão, entretanto, poucos locais, já que não se espera um cenário de geada ampla para o começo do dia no Rio Grande do Sul. Maior potencial de geada isolada na Campanha e no Sul.

A massa de ar polar responsável por este fim de semana frio no Rio Grande do Sul está com o seu núcleo hoje na Argentina associado de 1030 hPa na província de Buenos Aires, mas que na noite de ontem estava com quase 1040 hPa na região da Patagônia. Este centro de alta estará na altura do Rio da Prata neste domingo, trazendo muito frio cedo na província de Buenos Aires, no Uruguai e na Metade Sul gaúcha.

A Argentina voltou a ter frio muito intenso no começo deste sábado. De acordo com dados de estações do Serviço Meteorológico Nacional (SMN), as mínimas de hoje foram de -10,8ºC em Maquinchao, -10,5ºC em Calafate, -9,1ºC em Esquel, -8,2ºC em Perito Moreno, -7,2ºC em Puerto Madryn, e -6,8ºC em Trelew. No interior da província de Buenos Aires, a temperatura desceu a quase 5º abaixo de zero. Na Grande Buenos Aires, o Aeroporto Internacional de Ezeiza anotou mínima de 0,0-ºC. No Uruguai, Mercedes registrou 0,9ºC.

Anúncios