Anúncios

O Nordeste, por ser afetado por distintos sistemas meteorológicos devido à sua prolongada extensão territorial e localização geográfica, apresenta grande variação nas condições de tempo entre suas regiões.

A atual configuração atmosférica da região está caracterizada pela atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) no oceano a Leste da costa, porém raso, ou seja, não está estendido em uma grande coluna da atmosfera. Com isso, não apresenta forte divergência de massa na sua periferia em altitude e consequente convergência em superfície. 


Uma forte característica de um VCAN é de inibir a convecção (instabilidade) no seu centro, tornando a condição de tempo estável e propícia a céu claro e favorecer a convecção na sua periferia com a formação de nuvens de chuva e tempestades.

Enquanto isso, nos médios e baixos níveis da troposfera, atuam regiões prolongadas de circulação anticiclônica (cristas), que somadas ao VCAN, favorecem uma ampla área com subsidência de ar e inibição da formação de nuvens significativas entre as áreas baianas do Recôncavo, Paraguaçu, Litoral Norte, Piemonte da Diamantina e Nordeste e os estados de Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba, com possibilidade apenas para pancadas isoladas de chuva fraca.

Além de dar suporte na condição de tempo estável, o VCAN em conjunto com demais sistemas organiza uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) que atua predominantemente no Sudeste, mas que afetará o tempo também no Oeste da Bahia, favorecendo a ocorrência de chuva e tempestades nesta área, com previsão para acumulados superiores a 120 milímetros.


Ainda, outro sistema característico da região e também da época do ano, é a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que atuará de modo intenso nos próximos dias sobre parte do Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão, favorecendo a ocorrência de chuva e tempestades localmente intensas e que podem acumular mais de 100 milímetros em algumas localidades no decorrer da semana.

O vento soprará em todo o Leste, Nordeste e Norte da Região Nordeste, com velocidade média de 10 km/h e rajadas podendo ultrapassar os 50 km/h. As temperaturas serão elevadas, com máximas superiores aos 30ºC e mínimas próximas a 20ºC, com exceção da faixa litorânea, onde não haverá tanta variação, com máximas entre 27ºC e 29ºC e mínimas entre 24ºC e 26ºC.

Anúncios