Anúncios

Um fenômeno óptico curioso conhecido como parélio, ou em inglês , foi observado na manhã deste domingo (31) em Novo Hamburgo, região do Vale do Sinos, na Grande Porto Alegre. A aparência é que existe mais de um sol no céu, o “sol fantasma”. O registro foi feito pelo colaborador da MetSul Daniel Fleck? 


Afinal, o que é esse tal de parélio? Nada pra se preocupar. Trata-se apenas de um fenômeno óptico da família de halos e que é causado pela refração da luz solar por cristais de gelo na atmosfera, como ocorria hoje no Vale do Sinos.


Os parélios ou sundogs, em regra, aparecem como um par de manchas de luz sutilmente coloridas, cerca de 22° à esquerda e à direita do Sol, e à mesma altura acima do horizonte como o Sol. 

Este fenômeno óptico do sol fantasma pode ser visto em qualquer lugar do mundo durante qualquer estação, mas nem sempre são claramente visíveis ou brilhantes. Os parélios são melhor vistos e mais visíveis quando o Sol está perto do horizonte, como foi o caso do dia de hoje em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos.

Anúncios