Vacinas salvam vidas e nenhuma pode ser desperdiçada. Foi o que se viu na última semana numa incrível história no Noroeste dos Estados Unidos.
Uma tempestade de neve se abatia sobre áreas do estado norte-americano do Oregon e a rodovia 199 teve que ser bloqueada por muitas horas em razão da nevasca.
Uma equipe do departamento de saúde do condado de Josephine sabia que as vacinas para a COVID-19 que carregavam em seringas expirariam antes de chegar ao seu destino. O que fazer para não desperdiçar as vacinas?
Em meio à tempestade de neve, na estrada, os profissionais da saúde saíram a buscar pessoas para tomar as últimas seis injeções que possuíam.
“Decidi começar a ir de porta em porta, carro a carro, oferecendo”, disse Michael Weber, diretor de saúde pública de Josephine County, ao jornal Washington Post.
Weber e outros vinte funcionária funcionários e voluntários estavam aplicando as vacina em uma clínica instalada na Illinois Valley High School em Cave Junction, no Oregon. Seis injeções da vacina da Moderna sobraram.
Corrida contra o tempo
Então, equipe sabia que era questão de horas até que a vacina expirasse após ser colocada em seringas, mas havia ultrafreezers esperando a cerca de 40 minutos de distância, em Grants Pass. Só que não cantavam com o bloqueio da rodovia.
A equipe tinha todos os formulários e equipamentos necessários, e uma ambulância que havia passado no posto de vacinação ainda estava por perto para o caso de haver uma emergência, como uma reação alérgica.
Foram necessários cerca de 45 minutos, batendo no vidro de carro em carro, para encontrar os interessados e administrar as doses. E acharam!
When @JoCoPH concluded its vaccination event at the Illinois Valley High School, they never guessed they might be setting up an impromptu clinic on the way back to Grants Pass. But that's exactly what happened when a snowstorm stranded about 20 personnel on Highway 199. pic.twitter.com/0QdreROw4p
— Josephine County (@CountyJosephine) January 27, 2021
Uma dose foi para funcionário do escritório do xerife do condado de Josephine que havia chegado tarde demais para a clínica de vacinação. Ficou presa na estrada, mas estava no destino que seria vacinado naquele dia. Mesmo sob as condições mais atípicas. Assim, o azar virou sorte.