Anúncios

Fernando Oliveira

O sol aparece com nuvens em Porto Alegre e na maior parte do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira com temperatura agradável. O dia começou frio no Sul gaúcho com 6,0ºC em Jaguarão. Aqueceu mais durante o dia no Noroeste, onde a máxima bateu em 28,1ºC em Santa Rosa. Na Grande Porto Alegre, a tarde com temperatura típica do mês de outubro teve 23,5ºC na Lomba Grande, em Novo Hamburgo.

Daniel Silveira

No fim da tarde desta sexta, áreas de instabilidade, como antecipou a MetSul Meteorologia, começaram a ingressar pelo Sul do Rio Grande do Sul e trouxeram chuva isolada para a região do Chuí e Santa Vitória do Palmar (fotos). Esta instabilidade avança pelo Leste gaúcho nas próximas horas com chuva extremamente isolada e pode, ocasionalmente, alcançar a área de Porto Alegre.


O fim de semana, entretanto, terá o predomínio do sol no Rio Grande do Sul. Tendência é de tempo muito aberto tanto no sábado como no domingo, o que deve se repetir ainda na segunda-feira, proporcionando condições atmosféricas excelentes para quem teve as praias ou outras regiões como destino neste feriadão. Faz até frio cedo com chance de geada fraca e isolada no Sul gaúcho, onde as mínimas na Campanha devem ficar entre 4ºC e 5ºC em alguns pontos tanto no sábado como no domingo, e na região de São José dos Ausentes, que pode começar o domingo com marcas de 1ºC a 3ºC em algumas estações. Na Grande Porto Alegre, o domingo teve ter mínimas abaixo dos 10ºC em uma madrugada fria. As tardes serão agradáveis, mas aquece mais no início da semana com máximas de até 30ºC ou 31ºC domingo e segunda em Santa Rosa.


Será sol a perder de vista, antecipa a MetSul Meteorologia. Isso porque os próximos dez dias devem ter o predomínio do tempo ensolarado no Rio Grande do Sul. Todos os dez dias devem ter a presença do sol, apesar de nuvens esparsas e episódios de chuva muito isolada e passageira em algumas regiões em um ou dois dias. Caso deste domingo que pode ter a passagem de áreas de instabilidade extremamente isoladas durante parte do dia no Extremo Sul gaúcho.

“O tempo mais seco nos próximos dez dias deve favorecer o avanço do plantio da safra de verão e recomendamos que os produtores rurais estejam atentos aos mapas de chuva que disponibilizamos para os assinantes na seção de mapas do site da MetSul”, destaca a meteorologista da MetSul Estael Sias. Elas recorda, contudo, que no Norte e Noroeste do Rio Grande do Sul tem chovido muito pouco e a oferta de umidade no solo é baixa com problemas para o campo, o que faz o predomínio do tempo seco nos próximos dias uma má notícia para estas regiões que vão ser a estiagem se agravar.

Anúncios