Anúncios

Sexta-Feira Santa vai amanhecer muito fria e com geada nas áreas de maior altitude do Sul do Brasil | MYCCHEL LEGNAGHI/SÃO JOAQUIM ONLINE/ARQUIVO

Uma massa de ar frio ingressou no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira e será responsável por um amanhecer de temperatura muito baixa nesta sexta-feira no estado gaúcho e em outras áreas do Sul do Brasil. Quem sair cedo de casa, e é uma tradição a colheita da macela no final da madrugada e no amanhecer da Sexta-Feira Santa, vai encontrar temperatura de inverno na rua.

A previsão do tempo da MetSul Meteorologia é de amanhecer com marcas nos termômetros de um dígito (abaixo de 10ºC) na esmagadora maioria dos municípios gaúchos com registros que vão ficar abaixo dos 5ºC em diversas localidades. Em alguns pontos de maior altitude, devem ser esperadas mínimas até ao redor de 0ºC ou mesmo negativas ao amanhecer.


Na fronteira com o Uruguai e na região da Campanha, as mínimas devem ficar ao redor de 5ºC em alguns pontos. Pelotas devem ter 9ºC ou 10ºC. No Oeste, Uruguaiana e região devem ter em torno de 7ºC a 8ºC ao amanhecer. Na área de Santa Maria, 8ºC a 9ºC no final da madrugada, mas outros pontos da região, como a Quarta Colônia, podem ter 6ºC a 8ºC.

Na Metade Norte, baixadas da região Noroeste, na área de Santa Rosa, podem ter mínimas de 4ºC a 5ºC. No Planalto Médio, em Passo Fundo e Carazinho, alguns pontos devem ter até 5ºC, mas baixadas da região e do Alto Uruguai devem ter marcas menores. O mesmo se prevê para a zona de Soledade, onde em baixadas o dia pode amanhecer com 1ºC a 3ºC em diferentes locais.


Na Serra, a Sexta-Feira Santa amanhecerá muito fria. Caxias do Sul, Gramado e Canela devem amanhecer em suas áreas urbanas com 7ºC a 9ºC, entretanto nas mutas baixadas e fundos de vales da região são esperadas marcas tão baixas quanto 3ºC a 5ºC.

Nos Aparados da Serra, em vários municípios as mínimas se situarão entre 1ºC e 3ºC, entretanto na zona de São José dos Ausentes os termômetros podem marcar 0ºC a 1ºC com registros isoladamente até inferiores e abaixo de zero, o que deve se repetir no Planalto Sul Catarinense, onde são esperadas marcas negativas ou ao redor de 0ºC nas baixadas.

Na Grande Porto Alegre, em áreas rurais como do Vale do Sinos (Lomba Grande), Viamão ou Gravataí (Morungava), o amanhecer da Sexta-Feira Santa terá temperatura de 9ºC a 10ºC. Nas áreas urbanas, inclusive de Porto Alegre, a temperatura deve descer a valores entre 11ºC e 13ºC.

Com a temperatura baixa, há a expectativa de geada. Chance de geada isolada ao amanhecer na fronteira com o Uruguai, Campanha, Serra do Sudeste, baixadas da Metade Norte como do Planalto e do Alto Uruguai, na Serra e Aparados. Pode gear ainda nos Planaltos Sul e Norte de Santa Catarina, em baixadas do Meio-Oeste catarinse e não se afasta o fenômeno isoladamente e fraco até no Planalto de Palmas e no Sul do Paraná.

O sol aparece mais uma vez em todo o Rio Grande do Sul nesta Sexta-Feira Santa. Tempo aberto com céu claro na Metade Oeste. Nuvens de circulação marítima avançam do mar pro continente no Leste do Estado e trazem chuva isolada e passageira para os Litorais Sul e Norte, além da área da Lagoa dos Patos e entorno.

Quinta-Feira Santa já teve temperatura baixa

O primeiro dia deste episódio de frio foi esta quinta-feira. As menores marcas anotadas na madrugada e ao amanhecer se concentraram no Oeste e na Metade Sul, justamente por onde ingressava a massa de ar frio com tempo mais aberto. Nas cidades de maior altitude do Norte e do Nordeste do Estado, as menores marcas ocorrem na noite desta quinta.

No final da madrugada e no amanhecer de hoje, os termômetros indicaram 1,6ºC em Pinheiro Machado, 2,7ºC em Pedras Altas, 5,3ºCem Bagé, 5,6ºC em Herval, 6,9ºC em Quaraí, 7,2ºC em Aceguá, 7,7ºC em São Martinho da Serra, 7,8ºC em Livramento, 8,0ºC em Jaguarão, 8,1ºC em Piratini, 8,3ºC em Lavras do Sul, 8,4ºC em São Gabriel, 8,5ºC em Rosário do Sul, 8,7ºC em Tupanciretã e Canguçu, 8,9ºC em Uruguaiana, Maçambará, Alegrete e em Santa Vitória do Palmar, 9,3ºC em Caçapava do Sul, São Vicente do Sul e Santiago, 9,4ºC em Encruzilhada do Sul e 9,7ºC em São Sepé e Vila Nova do Sul.

Anúncios