Anúncios

Tempo aberto favoreceu um amanhecer frio hoje cedo em Livramento (foto) e outras cidades da fronteira com o Uruguai | FABIAN RIBEIRO

Uma massa de ar frio começou a ingressar no Rio Grande do Sul, derrubando as temperaturas. É a segunda incursão de ar frio de maior intensidade neste outono até agora e será responsável por madrugadas de temperatura baixa até o começo da próxima semana. Para amanhã e sábado são esperadas as menores mínimas e que devem ocorrer nos Aparados da Serra e na região de Soledade com provável geada.

Hoje, as menores marcas anotadas na madrugada e ao amanhecer se concentraram no Oeste e na Metade Sul, justamente por onde ingressava a massa de ar frio com tempo mais aberto. Nas cidades de maior altitude do Norte e do Nordeste do Estado, as menores marcas ocorrerão hoje à noite, no final do dia.


Em Porto Alegre, a menor temperatura hoje cedo na estação do bairro Jardim Botânico foi de 16,5ºC, mas recém o ar frio começava a ingressar e havia nuvens. A menor temperatura hoje na capital vai ocorrer no fim do dia com marcas em tornos dos 13ºC. O mesmo se dará na Grande Porto Alegre, onde hoje cedo fez 15,4ºC na Lomba Grande, em Novo Hamburgo.

No final da madrugada e no amanhecer da quinta, os termômetros indicaram marcas de até 1ºC na Serra do Sudeste e na fronteira com o Uruguai. Veja as mínimas observadas hoje cedo no Rio Grande do Sul:


Pinheiro Machado: 1,6°C
Pedras Altas: 2,7°C
Bagé: 5,3°C
Herval: 5,6°C
Pelotas: 6,0°C (52m)
Quaraí: 6,9°C
Acegua: 7,2°C
São Martinho da Serra: 7,7°C
Santana do Livramento: 7,8°C
Jaguarão: 8,0°C
Piratini: 8,1°C
Lavras do Sul: 8,3°C
São Gabriel: 8,4°C
Rosário do Sul: 8,5°C
Canguçu: 8,7°C
Tupanciretã: 8,7°C
Alegrete: 8,9°C
Maçambara: 8,9°C
Uruguaiana: 8,9°C
Santa Vitória do Palmar: 8,9°C
São José dos Ausentes: 9,1°C
Nova Esperança do Sul: 9,2°C
Caçapava do Sul: 9,3°C
Santiago: 9,3°C
São Vicente do Sul: 9,3°C
Encruzilhada do Sul: 9,4°C
Itaqui: 9,5°C
Porto Xavier: 9,7°C
São Sepé: 9,7°C
Soledade: 9,7°C
Vila Nova do Sul: 9,7°C
Itaara: 9,8°C
Cachoeira do Sul: 9,9°C
Júlio de Castilhos: 9,9°C
Santo Antônio das Missões: 9,9°C

A previsão é que as madrugadas sigam frias amanhã, no fim de semana e ainda na segunda-feira, entretanto com tendência de um aquecimento gradual durante o fim de semana. O sol predomina hoje e nos próximos dias no Estado.

Apesar disso, espera-se circulação de umidade marítima que traz nuvens do mar em direção ao continente e que vai favorecer instabilidade isolada e passageira intercalada com várias horas de sol em pontos do Leste gaúcho nesta sexta e no fim de semana, especialmente na faixa costeira.

Embora o frio da noite, madrugada e do começo da manhã, as tardes vão ser muito agradáveis e ideais para atividades ao ar livre. A maior parte dos municípios do Rio Grande do Sul vai ter máximas ao redor ou pouco acima dos 20ºC amanhã e no fim de semana, mas nas regiões serranas várias cidades não devem bater nos 20ºC nesta sexta e no sábado. Nas praias, o vento reforçará a sensação de frio e o mar vai ficar agitado com possibilidade de ressaca.

 

Anúncios