Imagem divulgada pela Guarda Costeira Finlandesa mostra várias trombas d´água ao mesmo tempo sobre o mar | LSMV/DIVULGAÇÃO

Se uma tromba d´água sobre o mar já impressiona, imagine várias e ao mesmo tempo. Membros da Guarda Costeira da Finlândia Ocidental relataram o avistamento incomum de várias trombas d’água simultâneas sobre o mar, entre os municípios de Kustavi e Pyhämaa, na costa Sudoeste do país, informou a imprensa finlandesa.

“Sete trombas foram observadas ao mesmo tempo”, anunciou ontem a Guarda Costeira do Oeste da Finlândia em um tweet, embora na imagem apareçam nitidamente cinco ao mesmo tempo sobre o Golfo da Finlândia, junto ao Mar Báltico. A fotografia foi feita por um integrante da força naval.

As trombas apareceram nos dois lados do golfo. No fim de semana, Madis Rehepapp, que é membro da associação de resgate marítimo na ilha estoniana de Muhu, avistou e fotografou uma tromba d’água no mar enquanto estava sentado em seu terraço em casa, informou o diário regional Posttimees Saarte Hääl. O fenômeno durou de 10 a 15 minutos, disse ele.

Enquanto isso, uma pessoa que estava no mar durante as condições adversas do fim de semana disse que não havia experimentado nada parecido. Enn Meri, que navegava em seu iate em Väinamere, o estreito que separa o arquipélago ocidental do continente, entre Kuresaare, a capital de Saaremaa, e a cidade de Haapsalu, disse “nunca experimentou uma tempestade de desse tipo no mar. Os ventos fortes duraram cerca de meia hora”, afirmou.

O Serviço Meteorológico da Estônia (Riigi ilmateenistus) emitiu um alerta de tempestade de nível um (amarelo) para esta terça-feira com ventos fortes, chuva forte e possíveis tempestades de granizo e trovoadas. No início deste mês, os alertas meteorológicos na região eram sobre uma onda de calor.

As trombas d’água se dividem em duas categorias: trombas d’água de tempo bom e trombas d’água tornádicas. Trombas d’água tornadicas são tornados que se formam sobre a água ou se movem da terra para a água. Eles têm as mesmas características de um tornado terrestre. Elas estão associadas a tempestades severas e são frequentemente acompanhados por ventos fortes, granizo e raios frequentes.

Trombas d’água de bom tempo em regra se formam ao longo da base plana escura de uma linha de nuvens cumulus em formação. Este tipo de tromba d’água geralmente não está associada a tempestades. Enquanto trombas tornádicas se desenvolvem para baixo em uma tempestade, uma tromba d’água de bom tempo se desenvolve na superfície da água e sobe. Trombas d’água de bom tempo se formam em condições de vento fraco, de modo que normalmente se movem muito pouco.

Se uma tromba d’água se mover para a costa, o Serviço Nacional de Meteorologia nos Estados Unidos emite aviso de tornado, pois alguns deles podem causar danos e ferimentos significativos às pessoas. Normalmente, as trombas d’água de bom tempo se dissipam rapidamente quando atingem a terra firme e raramente avançam muito pelo interior.