
Vento forte coincidirá com o pico de intensidade do ar polar na terça-feira com sensação térmica de frio muito intenso em Porto Alegre e outras cidades | Alina Souza/Arquivo
A sensação térmica será protagonista nesta onda de frio no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, de acordo com a análise da MetSul Meteorologia. A combinação de vento com temperatura muito baixa mesmo no período da tarde deve trazer sensação térmica muito baixa nesta segunda e, principalmente, durante a terça-feira.
Uma área de baixa pressão (ciclone), atualmente na costa da província de Buenos Aires, com ar extremamente gelado, vai se deslocar para o litoral do Uruguai e depois irá se posicionar a Sudeste do Chuí, Rio Grande do Sul.
É uma baixa pressão polar com valores de espessura de camada por demais baixos, o que fará com que o ar em sua área de atuação fique extremamente frio com um perfil vertical da atmosfera gelado. No final da tarde deste domingo, o Inumet do Uruguai emitiu um alerta de muito baixa sensação térmica no país vizinho.
#Inumet #Aviso #prevencion #Oladefrio #Uruguay ?Las bajas temperaturas y el incremento del viento con rachas intensas, principalmente en el sur y este; generarán sensaciones térmicas muy bajas, ubicándose próximas a los 0 °C e incluso negativas, durante el lunes 28 y martes 29
— Inumet (@MeteorologiaUy) June 27, 2021
Essa área de baixa pressão traz circulação ciclônica neste domingo com neve em cidades pouco acostumadas ao fenômeno no Centro da Argentina e na sequência vai influenciar o Uruguai, onde igualmente não se afasta precipitação invernal na forma de neve, graupel ou chuva congelada.
A circulação deste ciclone estará sobre o Rio Grande do Sul na terça, coincidindo com o dia de ar mais gelado no estado gaúcho, para quando os modelos numéricos indicam para o nível de 850 hPa (1.500 metros de altitude) temperatura de até 5ºC abaixo de zero e espessores abaixo de 5.400, o que somente se observa em incursões polares muito intensas.
O vento se intensifica com a chegada da parte mais gelada da massa de ar frio ao Rio Grande do Sul nesta segunda-feira e deve ser mais forte no Sul gaúcho. Na terça-feira, com a maior proximidade do ciclone, que estará posicionado a Sudeste do Chuí, o vento será mais intenso no Sul e no Leste gaúcho, além do Leste de Santa Catarina, com rajadas por vezes fortes de 60 km/h a 80 km/h.
O vento mais forte na terça vai coincidir justamente com o dia em que o ar estará mais frio sobre o Rio Grande do Sul, o que trará sensação térmica por demais baixa em cidades do Sul e do Leste gaúcho, além do Leste catarinense, e das áreas serranas do Nordeste gaúcho e do Planalto Sul Catarinense.
Nestas regiões, nas horas mais frias do dia, a sensação térmica estará perto de 0ºC ou negativa. Já nas regiões de maior altitude dos Campos de Cima da Serra e do Planalto Sul Catarinense, os valores de sensação térmica serão congelantes, variando entre 5ºC e 15ºC abaixo de zero nas rajadas.