Anúncios

Semana terá calor e retorno da chuva mais frequente | DENIS GOERL

A semana que começa no Rio Grande do Sul terá calor, intenso em alguns dias, e a presença do sol com nuvens. Mas sem tempo firme. O aumento da umidade combinado com o calor vai proporcionar o retorno da chuva ao estado gaúcho e que poderá vir com temporais em diferentes cidades.

O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul nesta segunda, mas com nuvens esparsas em todas as regiões no decorrer do dia. À tarde, com o aquecimento, algumas nuvens devem adquirir desenvolvimento vertical, o que trará chuva de verão muito isolada e passageira em alguns pontos do interior gaúcho.


O dia começa com temperatura amena pelo perfil seco da atmosfera. Mínimas outra vez baixas em várias cidades da Serra e dos Aparados. Com o sol, a temperatura se eleva muito rapidamente de manhã e já antes do meio-dia se espera calor que será intenso durante a tarde na Metade Oeste.

O sol aparece em todas as regiões do Rio Grande do Sul novamente nesta terça-feira, mas acompanhado de nuvens. Uma massa de ar quente sobre o estado gradualmente se torna mais instável à medida que aumenta a umidade na atmosfera no território gaúcho.


Por isso, nuvens de maior desenvolvimento vertical se formam hoje e trazem chuva, já em horas da manhã em poucos locais do interior, e maior número de localidades da tarde para a noite. A chuva será muito irregular e mal distribuída, mas em alguns locais poderá ser forte e com risco de temporal. Segue o calor e com sensação de maior abafamento.

Na quarta, o sol aparece com nuvens em todo o Rio Grande do Sul e a massa de ar quente se intensifica ainda mais com muito calor no período da tarde na grande maioria das localidades gaúchas. Muitas cidades devem ter máximas ao redor ou acima de 35ºC com máximas em torno dos 40ºC no Oeste gaúcho. Com o calor intenso, nuvens carregadas trazem pancadas de chuva isoladas e temporais localizados em poucos pontos da tarde para a noite.

Na quinta, a atmosfera vai estar mais instável no Rio Grande do Sul. Embora o sol apareça, a cobertura de nuvens aumenta no estado. A temperatura não sobe tanto quanto na véspera, mas será um dia muito quente e abafado pela maior umidade relativa do ar. É o que favorecerá chuva isolada e o risco de temporais isolados da tarde para a noite na maioria das regiões.

Na sexta-feira, calor e abafamento vão terminar em chuva ou temporais em muitas cidades. Uma área de baixa pressão no Nordeste da Argentina reforça a instabilidade. O sol chega a aparecer na maioria das cidades gaúchas, mas a nebulosidade aumenta e chove na maior parte dos municípios. Chuva que será localmente forte e com risco de temporais isolados. Já não se descarta chuva em alguns pontos de manhã, mas a instabilidade é maior da tarde para a noite.

Anúncios