Anúncios

Rio Grande do Sul terá a primeira semana do ano com maior frequência de nevoeiro e dias de cerração densa em várias cidades no começo da manhã | FERNANDO OLIVEIRA

O fim de semana dos gaúchos foi marcado por muito sol com madrugadas frias e tardes de temperatura agradável. O sábado teve mínima de 0,3ºC abaixo de zero em Cambará do Sul e o domingo amanheceu com mínima de 0,3ºC em Vacaria. As tardes tiveram máximas entre 22ºC e 24ºC na maioria dos municípios.

A semana que começa vai ser em grande parte marcada por uma repetição das condições observadas durante o fim de semana no Rio Grande do Sul. São esperados vários dias de sol ainda pela frente e as noites seguirão frias. Já as tardes gradualmente tendem a aquecer.

Nos últimos dias, o estado esteve sob influência de uma massa de ar frio que foi responsável pelas noites frias e as tardes amenas ou agradáveis. No decorrer desta semana, entretanto, haverá a chegada de ar quente a partir do Norte da Argentina.

Embora o ingresso do ar quente, as noites vão seguir frias no Rio Grande do Sul. Isso porque a atmosfera vai estar por demais seca na maior parte desta semana. Com o ar muito seco e o tempo bastante aberto, o resfriamento noturno é acentuado, assim como em um deserto, e faz frio.


O ingresso de ar quente em altitude com resfriamento noturno significativo junto à superfície vai produzir dois efeitos na semana que começa: inversão térmica e diferenças imensas de temperatura entre microclimas.

A inversão térmica ocorre por camada de ar mais quente acima de uma mais fria perto ou junto da superfície. A consequência costuma ser nevoeiro. Por isso, nesta semana se espera a frequente formação de nevoeiro na madrugada e no começo da manhã, sobretudo em cidades do Centro, Sul e o Leste do estado, incluindo a Grande Porto Alegre.

Serão imensas, ademais, as diferenças de mínimas entre estações em pontos altos e em baixadas numa mesma cidade, o que é comum sob ar muito seco e mais aquecido em camadas superiores da atmosfera.

Por exemplo, estação sobre um morro em São José dos Ausentes, como a do Instituto Nacional de Meteorologia, pode marcar em um dia mínima de 10ºC e outra no mesmo município, em fundo de vale ou baixada, marcar 0ºC. Neste domingo, a estação do órgão federal em Ausentes indicou mínima de 6,9ºC, mas estação particular em baixada acusou 1,1ºC.

O mesmo ocorreu na Grande Porto Alegre e dentro de mesmo bairro de uma mesma cidade. Em Lomba Grande, área rural de Novo Hamburgo, a mínima em estação a 100 metros de altitude (ponto alto) foi de 10,3ºC. Já na estação de baixada fez 7,4ºC. São 3ºC de diferença no mesmo bairro nas mínimas.

As tardes, por sua vez, tendem a aquecer gradualmente com máximas mais altas na segunda metade da semana. Porto Alegre pode ter até 25ºC ou 26ºC na segunda metade da semana. No Oeste e no Noroeste, algumas cidades devem ter até 27ºC as 28ºC. São marcas elevadas para a segunda quinzena de maio.

E quando chove? No final da sexta e, principalmente, no sábado, deve voltar a chover na maioria das cidades gaúchas. Os dados, no momento, contudo, não indicavam volumes altos na maior parte dos municípios. Em Porto Alegre, a chuva deve retornar no próximo sábado.

Anúncios