Anúncios

Semana na cidade de São Paulo será o do bota e tira casaco com noites frias e tardes gradualmente mais quentes | CIETE SILVERIO/GOVERNO DE SÃO PAULO

Quem mora na cidade de São Paulo e na Grande São Paulo, assim como na maior parte do interior paulista, deve se preparar para nesta semana para o famoso “efeito cebola”. Ou seja, o efeito de “se descascar” à medida que sai com agasalhos cedo da manhã e vai tirando as roupas mais pesadas devido à elevação acentuada da temperatura.

A explicação está no perfil seco da atmosfera. Espera-se uma semana de tempo seco no estado de São Paulo, incluindo a capital e região metropolitana, o que vai favorecer uma acentuada amplitude térmica, ou seja, uma grande diferença de temperatura entre as mínimas da noite e as máximas da tarde.

O fim de semana foi de noites frias na capital paulista. A cidade de São Paulo teve um amanhecer frio no sábado, inclusive com marcas de um dígito em alguns bairros da cidade. De acordo com dados das estações do Instituto Nacional de Meteorologia, as mínimas no sábado na cidade de São Paulo foram de 12,4ºC em SESC-Interlagos (zona Sul) e 13,2ºC no Mirante de Santana (Norte).

Na rede do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura de São Paulo, as mínimas foram ainda menores ontem. Os termômetros indicaram 9,9ºC em Capela do Socorro, 10,5ºC em Parelheiros e São Mateus, 11,3ºC em Mauá, 11,4ºC em Santana do Parnaíba, 11,6ºC em Riacho Grande e Itaquera e 11,7ºC na Vila Mariana.


Neste domingo, o Instituto Nacional de Meteorologia mediu mínimas de 12,1ºC na estação de SESC-Interlagos e 12,7ºC na do Mirante de Santana, portanto marcas semelhantes às anotadas no dia anterior na cidade.

Já na rede do CGE as mínimas deste domingo foram de 6,4ºC na Capela do Socorro, 8,0ºC em Santana do Parnaíba, 9,2ºC em Parelheiros, 9,9ºC em Mauá, 10,8ºC no Jabaquara, 10,9ºC em Itaquera, e 11,0ºC em Pinheiros e Riacho Grande.

A atmosfera não deverá ficar mais frias nos próximos dias na cidade de São Paulo. Ao contrário, deve aquecer até no final da semana. Mesmo assim o frio vai prosseguir. O ar seco com tempo aberto proporciona maior resfriamento noturno com mínimas mais baixas.

Assim, durante toda esta semana a cidade de São Paulo terá mínimas ficam entre 10ºC e 13ºC na maior parte dos bairros, mas com marcas menores em alguns bairros, especialmente do Sul do município, onde pode fazer entre 5ºC e 8ºC em diferentes pontos. O resfriamento trará bancos de nevoeiro.

Por sua vez, as tardes serão bastante agradáveis na cidade de São Paulo. Com o ingresso de ar mais quente em altitude, sobretudo no final da semana, as tardes vão ficar gradualmente mais quentes nos próximos dias. Na maior parte do dias desta semana, a capital paulista deverá ter máximas de 24ºC a 26ºC, mas no final da semana pode fazer até 27ºC ou 28ºC, o que é calor para maio.

Anúncios