Anúncios

Porto Alegre vai ter período de instabilidade começando na sexta-feira | Lenilton Morato

A semana no Rio Grande do Sul começa com sol e vai terminar com chuva. A maioria dos dias desta semana terá a presença do sol no estado gaúcho, o que traz de volta o calor e que vai ser intenso em alguns municípios, mas sem os valores extremos de até 44ºC observados durante a prolongada, poderosa e histórica onda de calor que durou 15 dias.


O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira e o ar frio na costa que trouxe dias agradáveis para a maioria das regiões desde a quinta-feira passada começa a dar lugar novamente ao ar quente típico da época do ano. O amanhecer teve temperatura agradável, mas aquece rapidamente e a tarde será com calor.

As maiores máximas se dão no Oeste e no Noroeste gaúcho, mas a maioria das regiões atinge a marca dos 30ºC. O aquecimento traz chance de chuva muito isolada, especialmente durante a tarde, sobretudo em pontos das Metades Norte e Leste gaúcha. Pontos excepcionalmente isolados podem ter chuva forte ou temporal passageiro.


Amanhã, terça, e na quarta, o sol predomina no território gaúcho e serão dois dias de tempo muito aberto. A probabilidade de chuva será reduzida e qualquer ocorrência de instabilidade por conta do aquecimento diurno será por demais localizada e passageira. A temperatura segue sua escalada e as tardes serão de calor, inclusive intensos em diversos municípios.

A quinta-feira, sob uma condição pré-frontal, será o dia mais quente da semana no Rio Grande do Sul. O sol aparece com nuvens, mas da tarde para a noite ocorrem pancadas isoladas de chuva com risco de temporais localizados que afetarão principalmente as Metades Oeste e Sul do território gaúcho.

Na sexta, uma frente fria avança pelo estado e traz chuva mais generalizada no decorrer do dia. O tempo vai seguir instável com chuva no fim de semana na maior parte dos municípios.  O mapa acima mostra a projeção de chuva para sete dias do modelo meteorológico alemão Icon, disponível ao assinante na seção de mapas do site.

Os volumes na maioria das cidades gaúchas na soma da sexta e do fim de semana deve ficar entre 25 mm e 50 mm, mas, certamente, haverá pontos com mais de 50 mm e acumulados pontuais nos três dias de 75 mm a 100 mm ou até mais muito isoladamente. Com a chuva, a temperatura irá declinar, mas a umidade trará abafamento.

Em Porto Alegre, o sol aparece até quinta-feira. Entre a tarde e noite de hoje e o começo da terça não se pode afastar instabilidade na Grande Porto Alegre, mas não é um consenso entre os dados. O que é consenso é que o tempo muda na capital e região na sexta com a frente fria e que o tempo estará instável com períodos de chuva sexta, sábado e domingo. Pode fazer 34ºC na quarta e 37ºC na quinta em Porto Alegre.

Anúncios