Anúncios

A semana começa com o Rio Grande do Sul e o Sul do Brasil sob influência de massa de ar frio e seco. Em Santa Catarina, a mínima hoje foi de 1ºC abaixo de zero em Urupema. No Rio Grande do Sul, as menores marcas desta segunda-feira foram 2,9ºC em Vacaria, 3,8ºC em Farroupilha, 3,9ºC em Santa Rosa, 4,9ºC em Livramento, 5,7ºC em Bagé e Quaraí, e 5,9ºC em Canela. Porto Alegre teve 9,8ºC na zona Leste. Apesar do começo do dia frio, a tarde de hoje promete ser amena com marcas ao redor dos 20ºC na maioria das regiões do Estado. O frio mesmo, pra valer, vai chegar amanhã com um reforço de ar polar.


Observe na imagem de satélite a presença de uma frente fria de escassa atividade junto ao Leste da Argentina. Este sistema frontal vai rapidamente se deslocar hoje para Norte e até chuva pode provocar no final desta segunda-feira no Extremo Sul gaúcho. A frente causa aumento de nebulosidade amanhã em diversas áreas do Rio Grande do Sul, notadamente na Metade Leste, onde é maior a possibilidade de chuva. Na retaguarda deste sistema há ar mais gelado que ingressa no território gaúcho ao longo da terça-feira. Apesar da terça já começar fria, com marcas de um dígito na maioria dos municípios gaúchos, as mínimas amanhã tendem a ocorrer no fim do dia. A temperatura despencará no final da terça-feira aqui no Estado após uma tarde que tende a ser a mais fria até agora em 2013 em diversas localidades com máximas abaixo dos 15ºC. Porto Alegre está entre as cidades do Estado que nesta terça-feira devem ter as menores marcas à tarde até agora neste ano.


Sob o domínio de uma massa de ar seco, o sol predomina entre a quarta e a sexta-feira em Porto Alegre. A madrugada de quarta deve ser a mais fria até agora no ano em Porto Alegre e no interior. Mínimas entre 0ºC e 5ºC devem ser registradas em diversas regiões do Estado com formação de geada na maior parte do interior gaúcho. Marcas abaixo de zero podem ser anotadas em baixadas da Metade Norte, sobretudo da Serra e Aparados. Porto Alegre deve ter entre 5ºC e 7ºC e na região metropolitana pode fazer mesmo 3ºC ou 4ºC em alguns pontos. Já a tarde deve ser amena com máximas ao redor de 20ºC em muitas cidades gaúchas à medida que a massa de ar frio rapidamente começará a perder força já durante a quarta-feira. Para se ter ideia, tanto o modelo Europeu como o GFS americano projetam temperatura em 850 hPa (nível de 1500 metros de altitude) de 4ºC para o começo da quarta-feira e de 14ºC para o final do dia em Porto Alegre, mas isso não significa que sejam registradas marcas idênticas em superfície. Note na animação, que traz a projeção do GFS de temperatura em 850 hPa (parâmetro usado na Meteorologia em previsão de temperatura) como o Estado estará coberto por ar frio (em verde) na tarde de amanhã e como na tarde de quarta o ar mais frio já escoa pra Leste com ar mais quente (laranja) avançando pelo Oeste.


Apesar da massa de ar frio escoar e ar até mais quente começar a ingressar pelo Oeste, o Estado e o Sul do Brasil seguirão com ar frio residual em superfície e, principalmente, com a atmosfera muito seca. Com isso, voltará a fazer muito frio nas madrugadas tanto da quinta como da sexta, mas com mínimas mais altas que as da quarta-feira na maioria das cidades. Devido ao ar seco, contudo, áreas de baixada da Metade Norte podem ter mínimas tão ou mais baixas que as da quarta-feira com chance de marcas negativas. As diferenças de microclima local, assim, tendem a se acentuar assim bastante da mesma forma que aumentará a probabilidade de nevoeiro por conta de forte resfriamento em superfície e ar mais quente em altura (inversão térmica). Ainda, as tardes de quinta e da sexta tendem a ter máximas gradualmente mais altas com marcas que podem atingir de 26ºC a 28ºC no Centro e no Oeste do Estado.