Anúncios

Semana sem chuva nas áreas mais necessitadas de precipitação no Brasil. A previsão de chuva para esta semana no Centro-Sul do país indica o predomínio de tempo seco sem o registro de precipitação nesta semana na maior parte do Brasil Centra, inclusive na bacia do Rio Paraná que responde por grande parte da geração de energia hidrelétrica nacional.


O mapa mostra a projeção de chuva para esta semana do modelo meteorológico alemão Icon e que está disponível ao nosso assinante na seção de mapas da página com quatro atualizações ao dia. Como se vê no mapa, a perspectiva de chuva é péssima nos próximos dias nas áreas que mais estão em necessidade de chuva hoje no Brasil.

O Brasil enfrenta hoje uma grave crise energética pela pior crise hídrica nos reservatórios nacionais em 91 anos e, de acordo com a última nota técnica do Operador Nacional do Sistema, se a geração de energia não for aumentada significativamente neste mês o país corre o risco de enfrentar apagões a partir do mês de outubro.

A chuva nesta semana no Sul do Brasil tende a se concentrar mais entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, especialmente no estado gaúcho, com a atuação de uma frente fria entre quinta e sábado. Mesmo assim, a chuva será irregular no Rio Grande do Sul e em muitas cidades mais ao Norte ou Nordeste do Estado pouco ou nada deve chover.

No Centro-Oeste, a chuva seguirá escassa na maior parte da região com o retorno das pancadas para pontos isolados devido ao forte aquecimento e o gradual avanço de umidade de Norte.

Na maioria dos municípios do Centro-Oeste, a semana terminará sem uma gota de chuva sequer. O tempo seco favorece muito baixa umidade do ar e intenso calor. As máximas em Cuiabá ficam ao redor dos 40ºC na maioria dos dias.


Já no Sudeste do Brasil, as precipitações nesta semana devem se concentrar mais em áreas litorâneas ou próximas da costa pelo fluxo de umidade que vem do oceano por um centro de alta pressão e acaba encontrando o relevo da Serra do Mar, gerando chuva de natureza orográfica.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

São os casos dos litorais de São Paulo, do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Exceção de áreas mais a Leste, grande parte do estado de Minas Gerais seguirá com sol e muito baixa umidade relativa do ar.

Anúncios