Anúncios

Chuva em Brasília na noite desta segunda-feira. A chuva vem, inclusive, acompanhada de raios e trovoadas na capital federal. O boletim meteorológico do aeroporto de Brasília das 19h de hoje indicava a presença de chuva isolada nas proximidades e de uma nuvem do tipo TCu (Torre Cumulus) que é de maior desenvolvimento vertical e favorece instabilidade.

Chuva e raios em Brasília na noite desta segunda-feira | Igor Estrela/Metrópoles

A chuva em Brasília nesta noite ocorre após um dia de sol e nuvens na cidade. Segundo dados da estação automática do Instituto Nacional de Meteorologias, a temperatura mínima desta segunda-feira foi de 16,5ºC e a máxima durante a tarde de 27,7ºC. A úmida relativa do ar mínima foi de 31% às 15h.


A última vez em que a estação convencional do Inmet em Brasília tinha registrado chuva foi entre os dias 14 e 16 de junho com volume acumulado de 27,7 milímetros. Antes, chuva só tinha ocorrido no ponto de medição entre os dias 8 e 9 de maio com 3,7 milímetros.

A chuva desta noite não chega a surpreender. O modelo meteorológico alemão Icon que é analisado pela MetSul indicava a possibilidade de ocorrência de chuva isolada e sem maiores volumes hoje em partes de Goiás e do Distrito Federal.

Como era de se esperar após um longo período de tempo seco e baixa umidade, a chuva desta noite foi motivo de vibração e alívio para os moradores de Brasília nas redes sociais com fotos e vídeos da precipitação acompanhadas de textos celebratórios.

A previsão da MetSul indica sol e nuvens com noites amenas e tardes de calor para a cidade de Brasília e o entorno nos próximos dias. Nesta terça e na quarta, entretanto, não se pode descartar novamente a ocorrência de precipitações isoladas na região do Distrito Federal. Não chega a ocorrer chuva em todos os pontos e a precipitação, se ocorrer, será localizada e passageira.


Na segunda metade da semana, o tempo seco e com nula ou muito reduzida chance de chover volta ao Distrito Federal. Em setembro, ao contrário, seguindo a climatologia da cidade, a chuva deve voltar a cair em Brasília com maior volume e frequência, mas é no último trimestre é que as precipitações se tornam mais recorrentes e as tardes menos quentes com maior umidade relativa do ar.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Anúncios