Grande parte do Rio Grande do Sul viveu ontem um dia de verão. Torres teve a máxima do Estado: 33,5ºC. Para se ter uma ideia, no último verão climático houve só um dia em Torres com marca superior a de ontem (34,4ºC em 8/1) e duas semelhantes (33,5ºC em 3/12/2013 e 33,2ºC em 24/1). Os termômetros indicaram ainda 33,1ºC em Santa Rosa, 32,7ºC em Teutônia e Taquara, 32,6ºC em São Leopoldo, 32,4ºC em Tramandaí, 32,1ºC em Lajeado e Campo Bom, 31,9ºC em São Gabriel e Porto Alegre, 31,8ºC em Santa Cruz, 30,8ºC em Santa Maria, 30,4ºC em Uruguaiana, 30,3ºC em São L. Gonzaga e 30,1ºC em Cerro Largo. Na Capital, sol e calor deixaram a orla do Gasômetro cheia (foto de Ricardo Giusti/Correio do Povo).


Corrente de jato (vento) em baixos níveis da atmosfera trouxe vento moderado de Noroeste na Serra que ao descer a encosta em direção ao litoral superaqueceu por compressão, gerando máximas muito altas e atípicas para agosto na orla. O fenômeno se chama aquecimento adiabático. A mesma corrente trouxe ar quente também para outras partes do Estado. Com o ingresso de uma frente fria pelo Sul ainda ontem, temporal com chuva forte e granizo danificou cerca de 50 casas na cidade de Arroio Grande na tarde do domingo. Já em Pelotas (foto de Guilherme Farias), nuvens escuras cobriram o estádio da Boca do Lobo.


Hoje, ar mais frio causa queda de temperatura e chuva no Estado, mas já nesta segunda-feira o tempo melhora no Sul e no Oeste. A próxima madrugada será a mais fria da semana em muitas cidades gaúchas, mesmo com geada no interior. As menores marcas são esperadas no Oeste e na Campanha, não se descartando mínimas de 0ºC a 2ºC. O sol predomina durante a terça. Na quarta-feira, após outro amanhecer frio e que será gelado na Serra e nos Aparados da Serra, ar mais quente retorna e esquenta, mas não com a intensidade de ontem. Na quinta-feira, uma nova frente fria deve avançar pelo Estado com aumento de nuvens e chuva. O sol aparece com nuvens na sexta e a temperatura estará menor, mas sem frio intenso.