O Rio Grande do Sul teve um belo e aproveitável fim de semana com o predomínio do sol (foto abaixo de Rafael Cabral em Novo Hamburgo) e intenso calor na tarde do domingo, quando as máximas ficaram acima 35ºC em várias regiões do Estado. Os termômetros marcaram 36,7ºC em São Gabriel, 36,4ºC em Santa Rosa, 36,0ºC em Teutônia, 35,7ºC em Porto Alegre, 35,6ºC em Campo Bom, 35,5ºC em Quaraí e 35,2ºC em Rosário do Sul. Foi o dia mais quente até agora neste mês no Estado.
Temporais atingiram durante a tarde e noite do domingo e a madrugada desta segunda-feira vários pontos da Argentina. As tempestades trouxeram chuva intensa, vendavais e queda de granizo com queda de árvores e danos. O deslocamento de sistema frontal e de área de baixa pressão numa atmosfera muito aquecida e bastante instável favoreceu tormentas severas.
Hoje, a instabilidade da Argentina avança para o Uruguai e o Rio Grande do Sul com mais temporais. Antes da virada do tempo, nesta segunda, ainda vai estar muito quente, com sol, nuvens e aumento de nebulosidade em várias regiões. Chove cedo no Oeste e o aquecimento contribuirá para que a instabilidade seja forte hoje da tarde em direção à noite. Há risco de temporais com chuva localmente forte a intensa, vendavais e granizo. Alguns podem ser intensos e com potencial de danos. Amanhã, a atmosfera segue muito instável e a maior preocupação será o risco de chuva forte localizada com possibilidade de transtornos nas Metades Norte e Leste do Estado. Os volumes de chuva podem ser elevados em alguns pontos destas regiões.