Anúncios

Semana começa com frio congelante e muita geada no Rio Grande do Sul, mas tendência é de elevação da temperatura no decorrer da semana | ANÁPIO PEREIRA

A semana no Rio Grande do Sul com muito frio e vai terminar com chuva e o risco de gelo do granizo no estado. Grande parte desta semana no território gaúcho, entretanto, vai ter tempo firme com a presença do sol por influência do centro de alta pressão ao qual está associada a massa de ar frio deste começo de semana.

A previsão do tempo da MetSul Meteorologia indica a presença do sol todos os dias no estado até sexta-feira, mas em vários momentos desta semana haverá a presença de nuvens dividindo o céu com o sol. Serão nuvens predominantemente esparsas e em diversos momentos haverá céu claro, especialmente neste início de semana.

O frio é intenso neste começo de semana, com até 5ºC abaixo de zero nos Campos de Cima da Serra e 0ºC na Grande Porto Alegre, mas, gradualmente, deve perder força. As máxima à tarde nesta segunda-feira já são mais altas no Rio Grande do Sul e tende a se elevar ainda mais nos próximos dias.

Não há previsão, contudo, de nenhum episódio de calor. A Fronteira Oeste e o Noroeste ficam perto de 30ºC quinta e sexta, mas em Porto Alegre a máxima nesta semana não deve passar de 26ºC ou 27ºC e mais para o final da semana. Quase toda a semana será marcada por tardes de temperatura agradável na capital gaúcha.

O frio noturno persiste, mas enfraquecendo. O amanhecer desta segunda é muito gelado, porém nesta terça o frio já será menos intenso, embora ainda haja possibilidade de marcas abaixo de zero na área dos Campos de Cima da Serra. Na quarta, nos locais de maior altitudes, o frio ainda seguirá com chance de geada em baixadas. De quinta em diante, as mínimas já tendem a ser mais altas.

Mesmo com o frio enfraquecendo, as madrugadas de quarta, quinta e sexta ainda terão marcas um pouco baixas com sensação de frio ao amanhecer. Apenas que não vai estar gelado como neste começo de semana. O tempo aberto e o ar seco favorecerão maior resfriamento noturno.

O contraste térmico e de pressão entre o mar e o continente pode trazer vento moderado do quadrante Leste da tarde para a noite no decorrer da semana, aumentando a sensação de frio em horas do começo da noite.

A grande mudança do tempo ocorrerá no final desta semana, no sábado, quando muitas e fortes áreas de instabilidade devem avançar pelo Rio Grande do Sul com chuva, raios e risco de granizo. As condições serão muito favoráveis ao registro de temporais isolados no estado no sábado, quando não se pode afastar também vento forte localizado.