Anúncios

A semana começou com frio em parte do Rio Grande do Sul com temperatura baixas para o mês de fevereiro em diversas cidades gaúchas à medida que ar mais seco e ameno avançou sobre o estado nas últimas horas, impulsionado por uma área de baixa pressão. O alívio com baixas temperaturas ocorre após um longo período de temperatura acima d amédia no estado com muitas tardes tórridas e escaldantes.

A imagem de satélite do amanhecer deste domingo mostrava grande parte do Rio Grande do Sul com tempo aberto e a presença do sol. No Norte e no Nordeste gaúcho podiam ser vistos bancos de nevoeiro sobre rios e fundos de vales, como na bacia do Rio da Antas. Já no Sul do estado, maior presença de nuvens com chuva e garoa em alguns pontos pela influência de uma área de baixa pressão.

Conforme dados de estações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia, as mínimas foram de 10,7ºC em Vacaria, 11,6ºC em Quaraí, 12,2ºC em Cruz Alta, Cambará do Sul e Serafina Corrêa, 12,4ºC em Passo Fundo, 13,2ºC em Cambará do Sul e Canela, 13,6ºC em Lagoa Vermelha e 13,9ºC em Uruguaiana.

São notáveis as mínimas de 11,6ºC em Quaraí e 13,9ºC em Uruguaiana porque as duas cidades vinham há semanas experimentando temperaturas muito acima da média com calor extremo. Houve cinco dias com máximas acima dos 40ºC nas estações oficiais do Oeste gaúcho durante o mês de janeiro.

Mínimas ainda mais baixas foram anotadas por estações automáticas particulares no território gaúcho no começo deste domingo com registros de temperatura mínima de apenas um dígito.

Os termômetros apontaram 7,4ºC em Soledade, 9,1ºC em Espumoso, 9,6ºC em Campos Borges, 10,6ºC em Saldanha Marinho, 10,7ºC em Chapada, 11,1ºC em Tapera, 11,2ºC em Bom Jesus, 11,5ºC em Ernestina e São José dos Ausentes, 11,7ºC em Carazinho e São Francisco de Paula, 12,3ºC em Jóia, 12,8ºC em Sobradinho, Sarandi, Farroupilha e Condor, e 12,9ºC em Não-Me-Toque.

A Grande Porto Alegre não teve frio na madrugada, mas o dia começou bastante ameno na região metropolitana na comparação com o que se vinha registrando. A temperatura mínima em Gravataí foi de 15,7ºC. Em Porto Alegre, onde a mínima histórica média de fevereiro é de 20,7ºC, a estação oficial do Jardim Botânico registrou 19,5ºC. No Sul da cidade, em Belém Novo, fez 17,8ºC.

A temperatura baixa é consequência do ingresso de ar mais seco e ameno pelo interior do continente que chegou ao Norte da Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul. O ar mais ameno foi impulsionado por um centro de baixa pressão que passou pelo território gaúcho na sexta com chuva em diversas regiões e agora está no Atlântico Sul.

O avanço de nuvens pelo Leste gaúcho neste domingo, com sol, nebulosidade e até chuva em pontos isolados, traz maior umidade que impedirá mínimas muito baixas no Leste do estado no começo da segunda. Em cidades mais distantes da costa, entretanto, a madrugada desta segunda ainda terá mínimas muito baixas para fevereiro.

Com isso, cidades como do Centro-Serra, do Planalto Médio, do Alto Jacuí e do Noroeste vão voltar a ter temperaturas mínimas baixas para esta época do ano sob ar muito seco que favorece maior resfriamento principalmente em baixadas.

O frio, entretanto, se limita apenas ao período noturno. Tão logo amanhece, a temperatura dá um salto. As tardes têm calor, mas sem as marcas extremas perto ou acima dos 40ºC das últimas semanas. Como é normal no verão, massas de ar mais frio têm influências por pouco tempo. Por isso, cidades como Uruguaiana e Quaraí que tiveram frio hoje cedo voltarão a ter muito calor e até excessivo nos próximos dias com marcas novamente ao redor ou acima dos 40ºC, o que vai ser favorecido pela atmosfera seca.